ESCOLA SECUNDÁRIA COM 3º CICLO DE AMORA

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Testemunhos de candidatos do grupo M5 (Nível Secundário), a frequentar Processo RVCC desde Outubro

“No meu entender, o processo RVCC de nível secundário, está a ser, até ao momento, muito interessante. Quando iniciei este processo tinha a ideia de ser demasiado fácil e não muito exigente, mas com o decorrer do mesmo, essa ideia foi completamente modificada, pois temos de demonstrar muitos conhecimentos. Em termos pessoais, está a ser gratificante, tenho relembrado situações passadas e revisto muita matéria que julgava esquecida e que pensava não ser necessário recordar.”
Manuel Cachola

“Entrei para o Centro Novas Oportunidades para concluir o 12º ano e ter mais oportunidades no trabalho. No início achei muito confuso e custou a arrancar, mas com a ajuda dos formadores, as coisas vão indo. Fazer o relato da nossa vivência não é tão fácil quanto se pode pensar, pois com o passar dos anos são muitas as coisas que esquecemos, mas que agora temos que relembrar, o que já é um benefício. Continua difícil, devido ao pouco tempo e à complexidade de alguns temas que têm que ser abordados, mas estou convicto que vou levar a bom porto esta aventura, tendo o acompanhamento dos formadores.
Os colegas gozam comigo….”vais para a escola, leva a cola.”….mas até agora o meu parecer é muito positivo.”
José Seixas

“Ao iniciar o processo RVCC de secundário e depois de concluir o básico, a primeira impressão é um pouco confusa, porque apesar de ser idêntico no que relaciona ao método, é muito diferente nas matérias e complexo na exigência, quanto às competências a demonstrar. Senti uma certa dificuldade em interpretar a forma como está estruturado o Referencial.
No entanto, com a ajuda dos formadores no decorrer das sessões, fui entendendo melhor o processo, pensando porém que ainda há muito trabalho a realizar, na expectativa de conseguir concluir o 12º ano.”
Alexandre Carvalho

“O processo RVCC é algo muito bom para todas as pessoas que trabalham e querem estudar e terminar o 9º ou 12º ano. Há flexibilidade de horários e quem se esforce e trabalhe neste projecto, no centro e em casa, vai acabar por conseguir alcançar o seu objectivo. No meu caso vou na segunda versão da autobiografia. Comecei muito bem na primeira versão, mas entretanto não tive muito tempo e trabalhei muito pouco….ou seja na terceira versão vou ter de me esforçar a dobrar!”
Luís Rocha

Sem comentários: