ESCOLA SECUNDÁRIA COM 3º CICLO DE AMORA

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Testemunhos - Nível Secundário

O Processo RVCC foi um desafio difícil, porque é algo que exige muito de nós próprios – dedicação, tempo, disciplina e amor. Dedicação e tempo, porque tive que me organizar, de forma a ter tempo para assumir este compromisso. A disciplina também foi importante, porque certamente há coisas que nós gostaríamos de fazer e não podemos, porque todo o tempo é importante para dedicarmos ao nosso trabalho. Por último, amor, no sentido em que estamos a escrever a história da nossa vida – algo que mexe com as nossas boas e más recordações, mexe com sentimentos. Todo este trabalho é uma parte de mim e foi através do mesmo, que eu pude ver melhor, que aquilo que eu tinha aprendido em criança com os meus pais e na escola tinha posto em prática na minha vida. É obvio que toda esta experiência que tive durante este tempo, junto com os formadores espectaculares que me acompanharam ao longo de todo este processo, foi muito enriquecedora. Sem dúvida que este apoio dado por esta equipa foi muito importante para que eu não desanimasse e desistisse de cumprir este objectivo.
Tudo o que aprendi com esta experiência foi de grande ajuda para encarar o meu futuro de outra forma, não só ao nível pessoal e familiar como também ao nível profissional.
Mas, espero continuar a aprender mais coisas, que me ajudem no futuro a poder ajudar os outros, não só com a minha experiência prática, mas também com alguma teoria.

Carolino Andrade




“Uma vez que não podemos ser universais e saber tudo quanto se pode saber acerca de tudo, é preciso saber-se um pouco de tudo, pois é muito melhor saber-se alguma coisa de tudo do que saber-se tudo apenas de uma coisa”

Pascal

Decidi dar continuidade à minha progressão académica, frequentando o Processo RVCC de nível secundário. O método, aparentemente fácil e geralmente associado, erroneamente, ao facilitismo, implica imensa compreensão, reflexão, perseverança e muita disponibilidade.
Impõe-se-me salientar que concordo plenamente com o sistema de avaliação proposto, atendendo ao baixo nível escolar que uma grande fasquia dos portugueses possui e às possibilidades de ascensão profissional que o processo pode potenciar, acrescendo que o índice deficitário de escolaridade, não invalida a hipótese de haver quem tenha profusos e acentuados conhecimentos em diversas áreas da cultura geral.
Termino relevando o inquantificável apoio, profissionalismo e acessibilidade de todos os profissionais afectos ao processo, consciente da sua imensa responsabilidade e empenho e, perspectivando, expectante, a possibilidade de o puder concluir com a maior brevidade possível para poder enveredar por outras áreas do saber e do ensino.

Luís Magalhães
(A frequentar o processo de RVCC de Nível Secundário)

Sem comentários: