ESCOLA SECUNDÁRIA COM 3º CICLO DE AMORA

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Como transformar uma experiência em competência?

O seguinte texto do adulto Luís Rodrigo é um bom exemplo para demonstrar como uma experiência de vida significativa pode ser o ponto de partida para uma reflexão orientada para o Referencial, neste caso, para o Núcleo de Saúde, contexto profissional.

“No decorrer de domingo de manhã, durante o serviço de pequenos-almoços no hotel, procedi ao abastecimento de umas lamparinas de um banho-maria (Banho Maria, ou Rechaud, é um equipamento hoteleiro que permite manter os alimentos quentes durante o serviço de sala). Essas lamparinas estão cheias com um gel inflamável com base de álcool.

Depois de encher as mesmas, inflamei o gel que continham, para posteriormente colocá-las no respectivo lugar. Acontece que, sem me ter apercebido, um pouco desse gel entrou em contacto com as minhas mãos e, quando inflamei a lamparina, a minha mão começou também a arder. Com a aflição, larguei a lamparina para o chão e apaguei o gel que tinha nas mãos, no entanto, a lamparina caída derramou gel para o chão junto a uma mesa de bufete, inflamando de imediato as toalhas em redor da mesma. Para piorar a situação, o recipiente que contém o gel combustível incendiou-se, porque estava junto ao bufete, cujas toalhas estavam a arder.

A minha reacção (erradamente) foi pegar numa toalha de mesa e tentar abafar o fogo. Infelizmente, a toalha que escolhi tinha um composto acrílico e assim que entrou em contacto com as chamas começou a arder. A minha aflição foi tal que entrei em stress e procurei uma nova toalha para proceder à mesma acção, mas a toalha voltou a servir de combustível.

A minha sorte foi o alarme de incêndio ter disparado na recepção e rapidamente 3 colegas virem em meu auxílio com extintores.

O que surpreende nesta situação é que, a menos de 10 metros do local onde me encontrava estava um extintor e nunca me passou pela cabeça correr para buscá-lo. Chego à conclusão que nunca se está preparado para uma situação deste género e que a melhor forma de preparar as pessoas é com formação e com treinos periódicos”.

Luís Rodrigo

Esta conclusão que o Luís Rodrigo tira mostra que este episódio se traduziu numa aprendizagem significativa, pois pensou no que lhe aconteceu e sentiu na pele (literalmente) a importância de uma formação na área da segurança que envolva treinos práticos em situações de emergência. Estas aprendizagens significativas são o ponto de partida da construção do Portefólio Reflexivo de Aprendizagens (PRA) mas é necessário, depois, reflectir sobre elas.

Neste sentido lançamos aqui alguns tópicos de reflexão:

Em termos de segurança no seu local de trabalho, quais os aspectos positivos a realçar? E os negativos? O que faria para melhorar as condições de segurança no seu local de trabalho? Como comunicar aos seus colegas a importância da realização de simulacros no local de trabalho?
Pretende-se, com estas reflexões, permitir ao adulto evidenciar, por exemplo, a competência de Sociedade, Tecnologia e Ciência: “Promover comportamentos saudáveis e medidas de segurança e de prevenção de riscos em contexto profissional”, de acordo com o Referencial de Competências-Chave do Nível Secundário.
Inês Oliveira, Profissional de RVC
Rui Laureano, Formador de STC

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