ESCOLA SECUNDÁRIA COM 3º CICLO DE AMORA

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Sessão de Júri de Certificação - Nível Secundário

Realizámos no passado dia 17 de Dezembro de 2010 nova sessão de Júri de Certificação de Nível Secundário em que cinco novos adultos fizeram a sua apresentação final na presença do Presidente do Júri e Avaliador Externo.

Foram cinco apresentações distintas, resultado de percursos de vida também bastante distintos.

O Centro ES@+ felicita os adultos certificados e espera que a conclusão desta etapa das suas vidas seja também a primeira de um longo e frutuoso processo de aprendizagem ao longo da vida.

Deixamos aqui os testemunhos dos adultos certificados sobre o processo que agora concluiram:

Não quero finalizar sem AGRADECER A TODOS os envolvidos neste processo, pela paciência de me terem aturado todos estes meses. Por não desistirem de acreditar nas pessoas e de lhes darem muitas vezes o apoio e o alento que necessitam para que realizem com sucesso o RVCC secundário.
Foi uma experiência muito diferente (nem sempre fácil) ter que relacionar a nossa vida pessoal, profissional, social, cultural com os critérios exigidos pelo processo RVCC.
Por isso o meu BEM-HAJA para: as técnicas Dr.ª Ana Mariano e Dr.ª Marina Fernandes. Aos formadores João Pires, Rui Laureano e Manuela Bernardino e a todos os/as colegas da turma M2, o meu MUITO OBRIGADA."
Ana Paula Oliveira, adulta certificada com Nível Secundário


"O facto de ter recorrido às Novas Oportunidades e ter deste modo, através do RVCC, concluído o ensino secundário, ajudou-me de facto, a efectuar uma visita pelo passado e deste modo, através da experiência de vida, e também dos conhecimentos adquiridos ao longo da mesma, poder de facto provar as competências de que disponho.

Ao ser portador dos certificados que comprovam estas valências académicas sinto que todo o esforço foi compensado e que todas as pessoas que não possuem os estudos mínimos e necessários hoje em dia, deveriam juntar-se a este projecto e desse modo apostarem na sua formação.
Deixo aqui um abraço a toda a equipa do CNO – ES@+, que de uma forma excelente e dinamizadora, colabora para que este sonho, tornado realidade para muitos de nós, seja uma constante.

É com um enorme orgulho que faço parte desta vasta equipa de pessoas que fizeram um esforço redobrado para melhorarem as suas habilitações académicas.

Mário Pinheiro, adulto certificado com Nível Secundário


“Luz ao fundo do túnel” é o que sinto neste momento, ao fim deste ano e meio, tempo em que realizei este processo, em que tive momentos carregados de emoção. Chorei, ri, zanguei-me e fiz as pazes comigo mesma. Tive alturas em que pensei que não iria conseguir, até porque parecia que sempre que tinha dado um passo em frente, era obrigada a recuar dois.

Um desses momentos foi quando me explicaram que devia fazer formação complementar em uma ou duas competências, pois a minha experiência de vida ainda não me tinha permitido adquiri-las. Na altura entendi isso como sendo algo negativo e, como tal, senti-me triste e deprimida.

Hoje, entendo que me ajudou muito e que é normal, principalmente com a minha idade, não ter todas as competências exigidas.

Só me resta agradecer a todos os que estiveram ao meu lado no decorrer deste processo, aos formadores e à técnica, que sempre me ajudaram e acreditaram em mim, sem me pressionarem, nem criticarem.

Agora é continuar e seguir para a faculdade. Psicologia é um dos cursos que mais me apaixona e foi o que o meu instinto me levou a escolher. Até já me informei sobre as duas hipóteses de acesso à Universidade: Acesso para Maiores de 23 anos e regime geral. Agora resta-me continuar com o plano.

Sandra Patrício, adulta certificada com Nível Secundário




Sem comentários: