ESCOLA SECUNDÁRIA COM 3º CICLO DE AMORA

segunda-feira, 5 de julho de 2010

Adulto Certificado com o Nível Secundário

Ao fazer o balanço final do Processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências, após vários meses de trabalho, reflexão e aprendizagem, tenho que reconhecer que o balanço é totalmente positivo.
Ao propor-me ao processo de RVCC, pretendia obter a certificação do ensino secundário para aumentar a minha formação académica que, até à altura da minha inscrição no CNO, era muito baixa. Ao nível profissional, pouco poderá servir para progredir na carreira, uma vez que já passei a idade em que podia concorrer aos cursos de oficial ou de sargento. Mas, mesmo assim, poderá ser útil para efeitos de avaliação e desempenho profissional, como também me poderá abrir as portas para uma possível candidatura a um curso universitário.
Para que fosse possível realizar este trabalho e evidenciar as minhas competências, foi necessário um grande esforço. Recordei diversas experiências que pensava já ter esquecido, o que foi bastante gratificante para mim. Passei muitas horas ao computador a elaborar os textos que compõem este portefólio para conseguir concretizar o sonho de obter a certificação com equivalência ao 12º Ano.
De uma maneira geral, todo este processo de RVCC ajudou-me a enriquecer as competências que já tinha e a desenvolver um pouco mais a minha experiência em alguns temas.

Pedro Fernandes
(Julho de 2010)

Sem comentários: