ESCOLA SECUNDÁRIA COM 3º CICLO DE AMORA

terça-feira, 13 de julho de 2010

1.º Curso de Qualificação para Estudos Superiores em Portugal


Com o intuito de promover e contribuir para a qualificação dos indivíduos que, ao longo da vida, foram adquirindo, quer em contexto pessoal, quer em contexto profissional, competências e conhecimentos nas mais diversas áreas do saber e da aprendizagem, e daqueles que pretendem preparar-se para ingressar numa instituição de ensino superior e frequentá-la com sucesso, surge agora a oportunidade de ingressar no Curso de Qualificação para Estudos Superiores (CQES).
Leccionado pela Universidade Aberta (UAb), este é um projecto pioneiro em Portugal que resulta de um protocolo, estabelecido no dia 3 de Fevereiro, entre esta instituição de ensino superior e a Agência Nacional para a Qualificação (ANQ).
O CQES é um curso que se destina a todos aqueles que tenham concluído o 12.º ano de escolaridade ou formação equivalente, independentemente do percurso escolar escolhido, e que pretendam alcançar uma melhor preparação para a frequência de um curso de ensino superior, bem como a todos os que se encontrem a frequentar um curso do 1.º ciclo (licenciatura) da Universidade Aberta.
De salientar que a UAb encontra-se em negociações com outras universidades públicas portuguesas, com vista a garantir o ingresso no ensino superior público português aos estudantes aprovados no CQES que pretendam optar por outro estabelecimento de ensino.
O CQES terá início a 8 de Novembro de 2010 e será leccionado em regime de ensino a distância (e-learning), razão pela qual vai incluir previamente um módulo de ambientação online, a realizar entre 18 e 30 de Outubro.
Este curso realiza-se em sistema de avaliação contínua, tendo um custo total de 120 euros (100 euros de propina e 20 euros de taxa de matrícula) e a duração de um semestre lectivo.
As candidaturas ao mesmo abrem no dia 1 de Julho, terminando no dia 16 do mesmo mês.

in Newsletter Novas Oportunidades nº17 - ANQ

Sem comentários: