ESCOLA SECUNDÁRIA COM 3º CICLO DE AMORA

segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Votos de Feliz Natal e excelente Ano Novo


FELIZ NATAL e EXCELENTE ANO NOVO
são os votos da equipa do CNO es@+

"Honrarei o Natal no meu coração e tentarei conservá-lo durante todo o ano."

(Charles Dickens)

Cerimónia de Entrega de Diplomas



Decorreu no passado dia 17 do mês de Dezembro a Cerimónia de Entrega de Diplomas a adultos certificados no Centro Novas Oportunidades ESA+.

A cerimónia teve lugar na Escola Secundária com 3º ciclo do E. B. de Amora, onde o CNO se encontra sedeado.

Dois representantes da recentemente criada Comissão de Adultos – António Piedade e Paula Teixeira - conduziram a cerimónia.

O Director do CNO e também Director da ESA, Professor Simão Cadete, proferiu algumas palavras onde salientou a importância da formação na vida pessoal e profissional de todos e manifestou profundo orgulho neste momento solene.

Após as suas palavras de satisfação e de felicitações, seguiram-se os testemunhos de dois adultos, Luísa Rodrigues, certificada de nível básico e Manuel Lobato, certificado de nível secundário, que fizeram referência ao trabalho desenvolvido no processo de RVC, bem como ao impacto que teve e tem nas suas vidas.

Seguidamente actuou o coro “Flamma Vocis”, constituído por professores e elementos da comunidade educativa do concelho do Seixal e dirigido pelo Maestro Vítor Reino. A sua participação culminou com a actuação de Ana Guerra, um dos elementos deste grupo e professora nesta escola, que brindou o público com Tudo isto é fado.

Concretizado este momento de espectáculo, as técnicas de RVC procederam à entrega de diplomas a adultos certificados neste CNO.

A assistir a esta cerimónia estiveram presentes, além de toda a equipa, os adultos certificados, familiares e amigos. De entre os presentes, saliente-se a honrosa presença do Director do Centro de Formação do Seixal, Eng.º Cordeiro, do Director do CNO de Cacilhas, professor José Cunha e do avaliador externo, professor Henrique Duarte.

A coordenadora Emília Ribeiro agradeceu a todos a sua presença e colaboração neste evento, encerrando deste modo esta cerimónia.

Para fechar a noite, o Centro Novas Oportunidades es@+ e a ESA ofereceram um pequeno lanche, surpresa conjuntamente preparada, neste momento tão especial para todos.

Depoimento de Fernando Ferreira, Certificado de Nível Básico.

Sei que as minhas habilitações literárias são um ponto fraco na minha vida e vi no RVCC uma oportunidade de reconhecimento das minhas competências que adquiri ao longo da minha vida pessoal e profissional.

Completei o 9º ano de escolaridade no RVCC, para também poder ir mais além a nível profissional. É sem dúvida uma grande oportunidade para quem não pôde estudar, deveria ser mais divulgado.
Aproveito para agradecer o excelente trabalho dos técnicos e formadores e convido todas as pessoas que não conhecem este processo, a experimentarem, e não fazerem críticas nada construtivas sobre as Novas Oportunidades, sem conhecimento do processo RVCC.
Actualmente, estou a fazer o processo de Secundário.


Fernando Ferreira
Processo de Janeiro a Maio de 2009

sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Depoimento de nove adultos, Certificados do Nível Básico

Já estou aposentado da empresa onde trabalhei 36 anos, CTT, mas sempre tive a ideia de aprender e ir para a escola. Pois bem, em boa hora o fiz, inscrevendo-me no CNO da Escola Secundária de Amora. Dá gosto aprender, dá-nos mais vida e mais prazer.

Aires Margarido


Saber aproveitar uma nova oportunidade é saber melhorar a nossa vida. A minha melhorou ao saber aproveitar.

António Piedade


Entrei desanimada e triste, pois pensava que não era capaz de fazer o RVCC, mas logo depois mudei completamente. Com o apoio e dedicação dos formadores e de toda a equipa consegui!!! Muito obrigada pelo apoio, carinho e dedicação.

Cristina Marques


O projecto Novas Oportunidades foi como uma luz ao fundo do túnel, que surgiu na minha vida, para ir mais longe na minha formação académica, após anos a caminhar na escuridão.

Bruno Gonçalves


A educação é o cimento da construção sustentável do desenvolvimento humano.

Nuno Vitorino


O processo RVCC permitiu-me concluir uma das minhas metas de vida: terminar o 9º ano. Tratava-se de um objectivo adiado, uma vez que, quando deixei de estudar, só me faltavam 2 disciplinas para concluir o ensino básico

Paulo Inácio


Ao fazer o balanço do processo de RVCC, decorridos 3 meses de trabalho de reflexão e aprendizagem, tenho que reconhecer que o balanço é totalmente positivo. Tive o apoio incondicional de todos os formadores e de todo o grupo que, como eu, tinham as suas dificuldades, mas todas elas foram ultrapassadas.

Isabel Ramalhal

O RVCC foi bastante importante para mim; foi trabalhoso mas muito gratificante. Toda a equipa ficou no meu coração.

Emília Teixeira

O processo RVCC exigiu um grande esforço da minha parte, mas foi gratificante uma vez que validou muitas das competências adquiridas ao longo da minha vida. Um muito obrigado à equipa. Recomendo o processo a todos os que querem investir na melhoria das suas qualificações.

Mª Céu Marinho

Depoimento de Fernando Terroto, Certificado de Nível Secundário

A nossa vida é feita de oportunidades e o Processo RVCC é sem dúvida uma boa forma de trazer adultos de novo aos estudos e dar-lhes a oportunidade de acabarem o seu ensino básico ou secundário.

Mas apesar de existir quem pense que tudo é fácil neste processo e que não se aprende nada, penso que essas mentes estão redondamente enganadas. Quase todos os temas do processo se resumem não só a saberes que adquirimos ao longo da nossa vida como também, ora aí está, a pesquisas a fundo sobre os mesmos e que, vindo a fazê-lo, vamos de certeza aprofundar mais esses saberes.


Deste modo, sem que alguns se apercebam, acabam por estudar várias matérias das disciplinas existentes no ensino regular como a Matemática; a Física; a História; a Psicologia; a Sociologia; o Português; a Biologia; o Direito; a Economia; a Gestão, etc.


Para mim esta forma de obter a certificação de nível secundário foi uma experiência muito boa, tinha bastante experiência em várias áreas e assim foi só aprofundar mais sobre as mesmas, mas claro que isto só foi possível com o apoio dos docentes envolvidos no processo, pois estes tiveram de passar horas e horas de volta do meu trabalho e numa correria sem fim.


Agora que terminei mais esta etapa na minha vida, vou tentar entrar na faculdade no curso quero seguir. Sei que posso fazê-lo de duas formas: através de exames nacionais ou no exame para maiores de 23 anos, vou tentar entrar pela última opção.


Como já foi mencionado por vários adultos que passaram por este processo, ele sem dúvida aumenta a nossa auto-estima, faz-nos ser resilientes e altruístas e dá-nos coragem para seguir sonhos que nunca pensámos conseguir atingir e isso é sem dúvida nenhuma extraordinário.

O maior obstáculo que podem encontrar é sem dúvida o tempo disponível para ler, pesquisar e escrever, sobre os mais variadíssimos assuntos existentes no processo.

Ressalvo a exigência deste Centro no sentido da obtenção de Certificados com qualidade.


Fernando Terroto

Processo de Fevereiro a Julho de 2009

quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Depoimento de Manuel Nunes Esgueira - Certificado do Nível Básico


Já há algum tempo eu tinha comentado com alguns amigos que desejava aumentar as minhas qualificações e obter alguns conhecimentos na área de Informática e eles aconselharam-me as Novas Oportunidades. Eu aceitei a ideia.
Como passo muito tempo na área do concelho do Seixal, perguntei a uma pessoa amiga se não conhecia um Centro de Novas Oportunidades. Essa pessoa indicou-me a Escola Secundária de Amora, porque também tinha a filha a estudar nela. Fui à secretaria, deram-me as informações que pretendia, inscrevi-me e daí a poucos dias iniciei o meu percurso de validação de competências.
Quero dizer que não foi fácil, mas valeu a pena, foi com muito esforço e entrega total que consegui chegar ao fim.
Também não posso deixar de agradecer à equipa que me acompanhou, desde a Direcção desta escola, a todos os professores, começando pela professora Maria José Fazeres de Linguagem e Comunicação, Manuela Bernardino de Cidadania e Empregabilidade, Cristina Pina na Matemática, Rui Reis em Tecnologias da Informação e Comunicação e também à Dra. Anabela Mira, profissional de RVC, que geriu todo o meu processo.
A todos estes agradeço o esforço, a colaboração e atenção que me dispensaram, para que eu assim pudesse obter o 9º ano de escolaridade. Também quero agradecer ao senhor Avaliador Externo que validou as minhas capacidades e aptidões. Foi muito gratificante para mim.


Um bem-haja para toda a equipa!...

Manuel Nunes Esgueira
Processo de Junho a Outubro de 2009

Sessão de Júri de Validação e Certificação de Nível Básico



Decorreram nos dias 15 e 16 de Dezembro de 2009 mais duas sessões de Júri de Validação e Certificação de Competências do nível Básico.
Mais uma vez, os adultos partilharam connosco as suas histórias de vida, as suas experiências e aprendizagens que contribuíram para a sua certificação.
Deram-se por concluídas ambas as sessões com o habitual momento de convívio.

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Sessões de Júri de Certificação de Nível Básico

Dia 15 de Dezembro de 2009 pelas 9 horas.
Dia 16 de Dezembro de 2009 pelas 14 horas.

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Sessões de Júri de Certificação de Nível Básico




Nos passados dias 2 e 7 de Dezembro, decorreram mais duas sessões de Júri de Certificação de Nível Básico, para vinte adultos do Centro Novas Oportunidades que, deste modo, viram reconhecidas, validadas e certificadas as competências desenvolvidas ao longo das suas vidas.

Alguns adultos ainda nos surpreenderam com pequenos objectos demonstrativos das suas competências, como por exemplo um vestido de noiva manufacturado pela própria e um pequeno tear representativo de uma tradição regional e artesanal.

O espírito de grupo criado ao longo destes meses fez com que este grande dia de festa culminasse com um lanche, onde não faltaram as iguarias caseiras, às quais ninguém conseguiu resistir.

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

VI Conferência Internacional de Educação de Adultos

A VI Conferência Internacional de Educação de Adultos (CONFINTEA)decorreu de 1 a 4 de Dezembro, em Bélem do Pará, Brasil.

Foram objectivos específicos da CONFINTEA impulsionar o reconhecimento da educação e aprendizagem de adultos como elemento importante e factor que contribui com a aprendizagem ao longo da vida, da qual a alfabetização constitui alicerce e enfatizar o papel crucial da educação e aprendizagem de adultos para a realização das actuais agendas internacionais de desenvolvimento e de educação: Educação para Todos; Objectivos de Desenvolvimento do Milénio; Década das Nações Unidas para a Alfabetização; Iniciativa pela Alfabetização e o Desenvolvimento; e Década das Nações Unidas da Educação para o Desenvolvimento Sustentável.


Fonte: ANQ

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Sessão de Júri de Certificação - Nível Secundário


Realizou-se no passado dia 19 de Novembro mais uma sessão de Júri de validação de RVCC, nível secundário, em que 8 adultos viram certificadas as suas competências adquiridas ao longo da vida.
Foi o culminar de um processo que exigiu iniciativa, empenho, coragem para tentar chegar mais além e, acima de tudo, muito trabalho e dedicação. A diversidade de experiências que permitiu a estes adultos a certificação das suas competências, à luz do Referencial de Competências-Chave de Nível Secundário, ficou patente na qualidade e diversidade dos respectivos Portefólios Reflexivos de Aprendizagem.

O Centro de Novas Oportunidades da Escola Secundária da Amora deseja a estes novos adultos certificados com o diploma de Nível Secundário as maiores felicidades e que retirem muitos e bons frutos deste percurso que agora concluiram.