ESCOLA SECUNDÁRIA COM 3º CICLO DE AMORA

sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Depoimento de Fernando Terroto, Certificado de Nível Secundário

A nossa vida é feita de oportunidades e o Processo RVCC é sem dúvida uma boa forma de trazer adultos de novo aos estudos e dar-lhes a oportunidade de acabarem o seu ensino básico ou secundário.

Mas apesar de existir quem pense que tudo é fácil neste processo e que não se aprende nada, penso que essas mentes estão redondamente enganadas. Quase todos os temas do processo se resumem não só a saberes que adquirimos ao longo da nossa vida como também, ora aí está, a pesquisas a fundo sobre os mesmos e que, vindo a fazê-lo, vamos de certeza aprofundar mais esses saberes.


Deste modo, sem que alguns se apercebam, acabam por estudar várias matérias das disciplinas existentes no ensino regular como a Matemática; a Física; a História; a Psicologia; a Sociologia; o Português; a Biologia; o Direito; a Economia; a Gestão, etc.


Para mim esta forma de obter a certificação de nível secundário foi uma experiência muito boa, tinha bastante experiência em várias áreas e assim foi só aprofundar mais sobre as mesmas, mas claro que isto só foi possível com o apoio dos docentes envolvidos no processo, pois estes tiveram de passar horas e horas de volta do meu trabalho e numa correria sem fim.


Agora que terminei mais esta etapa na minha vida, vou tentar entrar na faculdade no curso quero seguir. Sei que posso fazê-lo de duas formas: através de exames nacionais ou no exame para maiores de 23 anos, vou tentar entrar pela última opção.


Como já foi mencionado por vários adultos que passaram por este processo, ele sem dúvida aumenta a nossa auto-estima, faz-nos ser resilientes e altruístas e dá-nos coragem para seguir sonhos que nunca pensámos conseguir atingir e isso é sem dúvida nenhuma extraordinário.

O maior obstáculo que podem encontrar é sem dúvida o tempo disponível para ler, pesquisar e escrever, sobre os mais variadíssimos assuntos existentes no processo.

Ressalvo a exigência deste Centro no sentido da obtenção de Certificados com qualidade.


Fernando Terroto

Processo de Fevereiro a Julho de 2009

Sem comentários: