ESCOLA SECUNDÁRIA COM 3º CICLO DE AMORA

terça-feira, 7 de junho de 2011

Mergulhador Profissional

Excerto da apresentação de competências de nível secundário, patente no Portefólio Reflexivo de Aprendizagens de Sérgio Rodrigues, o qual foi certificado em 30 de Maio de 2011.


"Em 2003, frequentei o Curso de Mergulhador Profissional de 2ª Classe. (...) Fiquei habilitado a mergulhar até 40 metros de profundidade, a supervisionar trabalhos até aos 20 metros e a utilizar nitrox como mistura respiratória. O nitrox é uma mistura de gases com os mesmos componentes que o ar mas em proporções diferentes, isto é, mais oxigénio e menos azoto. Porque no mergulho o azoto pode ser sinónimo de problemas, logo, menos azoto, menos problemas relacionados com a descompressão.

Nesta profissão estive em várias obras e realizei diferentes trabalhos em marinas, dragagens, portos, molhes e barragens. Passo a descrever alguns deles:
- Desmonte de rocha submersa e apoio a dragagens, consiste no rebaixamento dos fundos rochosos das bacias de manobra de portos e marinas, com recurso a explosivo, de modo a torná-las navegáveis, cumprindo as cotas de projecto. Segundo uma metodologia de perfuração da rocha, com recurso a martelos pneumáticos, carregamento dos furos com explosivo do tipo gel amonite, rebentamento com detonadores eléctricos e, por fim, a dragagem do material rochoso fragmentado.
Executei esta actividade nas seguintes obras: Marina de Cascais, Porto das Poças, na ilha das Flores, Marina de Vila Franca do Campo, na ilha de S. Miguel, Cais Velho do Porto de S. Roque, na ilha do Pico, Marina da Quinta do Lorde, na ilha da Madeira.
- Construção/Reforço de molhes de abrigo, importa referir que os molhes de abrigo são constituídos por um tronco de secção trapezoidal e cabeça tronco-cónica, podem dispor no seu intradorso de cais de acostagem. (...)
Executei esta actividade nas seguintes obras: reforço do molhe do Porto da Praia na ilha Graciosa, reforço do molhe do Porto da Vila do Porto, na ilha de S. Maria, reforço do molhe do Porto da Horta, na ilha do Faial, ampliação do molhe do Porto de Sines.
- Construção de cais de acostagem, um cais pode ser formado por aduelas ou por blocos vazados de betão simples em forma de “I” que, sobrepostos e justapostos em colunas, formam um paramento vertical contínuo para acostagem de embarcações de grande porte (pesca, transporte de mercadorias, transporte de passageiros, etc.). As colunas de blocos assentam sobre um tapete de fundação em enrocamento seleccionado, e desenvolvem-se em altura até à cota do nível médio do mar (+2,0 m (ZH)), cota a partir da qual se betona “in situ” a viga de coroamento, na qual são alojados os acessórios de cais (cabeços, defensas, escadas, argolas e caleira técnica).
A metodologia típica nesta actividade é a regularização, com apoio topográfico do prisma de fundação com rachão (pedras até 50kg), para assentamento de aduelas, blocos cais e caixotões.
Executei esta actividade nas seguintes obras: ampliação da Marina da Horta na ilha do Faial, construção do Terminal XXI do Porto de Sines.

Na execução dos trabalhos acima referidos tive o privilégio de trabalhar com pessoas muito experientes, o que facilitou o meu processo de aprendizagem, permitindo-me evoluir na qualidade e quantidade do trabalho executado."


Sérgio Rodrigues

Profissão anterior: Mergulhador Profissional

Profissão actual: Desenhador e Medidor Orçamentista

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