ESCOLA SECUNDÁRIA COM 3º CICLO DE AMORA

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Portefólio reflexivo de aprendizagens

De regresso a Portugal, entrei para um novo curso de formação de marinheiros, com duração de seis meses; mais uma vez aqui o curso foi bastante exigente a nível físico e académico. (...)Durante este curso de formação de marinheiros, recebi formação, no sentido de me tornar chefe de equipa de uma secção de atiradores de Fuzileiros.








Durante o curso fizemos inúmeros exercícios, desde carreiras de tiro, marchas tácticas militares, incursões anfíbias em botes e lanchas de desembarque, inúmera formação teórica, pistas de combate, pistas de lodo e diversas provas de atletismo muito exigentes a nível físico.
Sem dúvida, que o exercício mais complexo que treinávamos era o de tiro, pois envolvia estritas regras de segurança, pois estava em causa o manuseamento de armas de fogo, que, como todos nós sabemos, à mínima distracção podem provocar um acidente muito grave, se não mesmo matar um ser humano, por isso tínhamos formação sobre regras de segurança com armas de fogo real, esta era ministrada por parte de um formador habilitado para o efeito com vários conhecimentos sobre armas, o qual tínhamos de escutar com o máximo de interesse e atenção possível para prevenir o tão indesejável erro humano, por isso ouvia atentamente o seu discurso, no sentido de receber a melhor formação possível. Depois de termos aulas sobre uma determinada arma, em que aprendíamos a constituição e o nome das suas peças, assim como o seu manuseamento, éramos "brifados" para o exercício de tiro real, e quando íamos para a carreira de tiro tínhamos uma palestra sobre como iria ser o referido exercício e suas regras de segurança.




José Diogo




"Na especialidade de comunicações, antigamente utilizava-se o morse acústico, como forma de comunicar entre navios e unidades terrestres. Hoje em dia utiliza-se o morse luminoso, procedimento visual (bandeiras), e o mais usado, o rádio e a transmissão e recepção de mensagens através de frequências militares. Antigamente usava-se uma máquina para receber mensagens de nome teleimpressora, na qual as mensagens vinham codificadas e tinham de se descodificar uma a uma, o que demorava tempo e exigia muitas horas de treino. Hoje em dia apenas usamos essa máquina em caso de emergência, ou de falhas do sistema mais recente. Nos dias de hoje recebemos mensagens com muito mais facilidade. Existem máquinas que decifram automaticamente as mensagens cifradas, que caem no terminal principal, um computador normal que contem um programa militar de mensagens de nome 'most4 for ships'."



Ricardo Soares

Sem comentários: