ESCOLA SECUNDÁRIA COM 3º CICLO DE AMORA

sábado, 27 de novembro de 2010

Memórias com letras

Sexta-feira.
Mais uma sessão. Desta vez, aLer+.
Há livros, chá e bolo. Adultos, também. Cansados.
É o fim de mais uma semana de trabalho e de sessões no CNO.
Faz-se o chá, corta-se o bolo e a partilha começa.
Abrem-se os livros, contam-se histórias e colhem-se memórias.

Inicia-se aqui a viagem:





















Deixamos também aqui os testemunhos dos adultos que participaram nesta sessão:

"No dia 19 de Novembro de 2010 tivemos uma sessão muito especial com a professora Maria José Fazeres, que preparou um lanchezinho muito quentinho para nós nos descontrairmos e falarmos de algum livro que já lemos.

Eu li um bocadinho do livro onde se fala das proibições no tempo de Salazar.

Li que no tempo de Salazar as coisas eram muito diferentes de hoje. Não se podia utilizar isqueiros, porque havia fábricas de fósforos em Portugal e as fábricas portuguesas é que eram importantes. A utilização de isqueiro era punida severamente com multas.

Falámos de músicas e de alguns cantores antigos, como Toto Cutugno, um cantor italiano que deixou muitas moças apaixonadas nos anos 80. Ainda hoje se ouvem as suas músicas com muito agrado".

Paulo Franco, candidato a Certificação de Nível Básico (B2)

"Durante uma sessão de formação, a professora Maria José Fazeres teve a idéia de nos aquecer com um chá muito bom, acompanhado com um bolo de iogurte que estava uma delícia. Senti um grande calor humano entre os colegas e a professora.

Cada um de nós leu o que mais gostou. Eu li uma parte de um livro que se chamava "Fábulas de Animais", que achei muito divertida.

Na minha casa tenho passarinhos, porque moro num apartamento, mas também gosto de cães e de gatos."

Virgínia Lira, candidata a Certificação de Nível Básico (B2)

"No dia 19 de Novembro, na sessão de Linguagem e Comunicação, estivemos a falar de livros de vários escritores.

Cada um leu um bocadinho de cada livro, bebemos chazinho e comemos bolo de iogurte.

No dia desta sessão senti alegria e conheci melhor os meus colegas, a formadora e a profissional."

Carla Gomes, candidata a Certificação de Nível Básico (B2)

"Eu gosto muito de estar aqui. Há uma boa colaboração com os meus professores e colegas.

No princípio tive umas dificuldades mas depois superei-as e ganhei gosto para continuar. Por isso espero que me encontre de novo com os meus colegas e professores."

Manuel Araújo, candidato a Certificação de Nível Básico (B2)

"Estou a chegar ao fim do processo de RVCC neste CNO (ES@+), onde me vão ser reconhecidas as minhas competências e os meus conhecimentos escolares.

Tenho a dizer que gostei muito de ter voltado à escola.

Tenho a agradecer a todos, que foram realmente todos, pessoas muito amáveis e pacientes com as pessoas do grupo.

Houve também um dia em especial, em que a formadora de Linguagem e Comunicação nos surpreendeu na sessão com chá e bolos. Foi realmente uma surpresa. Todos os adultos ficaram de coração aberto e a rir-se com este ambiente familiar de aprender. Foi lindo!

A todos os formadores e à profissional um muito obrigado."

António Julião, candidado a Certificação de Nível Básico (B2)

Fica a vontade de prosseguir o caminho iniciado.

Sem comentários: