ESCOLA SECUNDÁRIA COM 3º CICLO DE AMORA

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Participe na Campanha de Solidariedade

O CNO es@+, ao qual se associa a turma 1EFA - B3, decidiu promover uma campanha de solidariedade de Natal, que tem como objectivo a recolha de objectos - roupas, brinquedos, artigos de higiene e produtos alimentares.

Os donativos serão entregues a três instituições - AMI, Banco Alimentar - Projecto Escolhas, Quinta da Princesa e Paróquia de Fernão Ferro.

Participe! Entregue os seus donativos nos locais assinalados no CNO e no espaço multiusos da Escola (junto à biblioteca).

Solidariedade e Partilha de todos para todos

Há Livros e Livros

"Há os livros que antes de lidos já estão lidos. Há os que se lêem todos e ficam logo lidos todos. E há os que nos regateiam a leitura e que pedimos humildemente que se deixem ler todos e não deixam e vão largando uma parte de si pelas gerações e jamais se deixam ler de uma vez para sempre."

Ferreira, Vergílio


Estes são aqueles livros que se deixaram Ler+, pelo grupo em processo RVCC, de nível Básico:




Deixamo-vo-los aqui, momento registado pela profissional Dra Marina Fernandes, para que se possam deixar ler.

sábado, 27 de novembro de 2010

Entrega de Diplomas

Memórias com letras

Sexta-feira.
Mais uma sessão. Desta vez, aLer+.
Há livros, chá e bolo. Adultos, também. Cansados.
É o fim de mais uma semana de trabalho e de sessões no CNO.
Faz-se o chá, corta-se o bolo e a partilha começa.
Abrem-se os livros, contam-se histórias e colhem-se memórias.

Inicia-se aqui a viagem:





















Deixamos também aqui os testemunhos dos adultos que participaram nesta sessão:

"No dia 19 de Novembro de 2010 tivemos uma sessão muito especial com a professora Maria José Fazeres, que preparou um lanchezinho muito quentinho para nós nos descontrairmos e falarmos de algum livro que já lemos.

Eu li um bocadinho do livro onde se fala das proibições no tempo de Salazar.

Li que no tempo de Salazar as coisas eram muito diferentes de hoje. Não se podia utilizar isqueiros, porque havia fábricas de fósforos em Portugal e as fábricas portuguesas é que eram importantes. A utilização de isqueiro era punida severamente com multas.

Falámos de músicas e de alguns cantores antigos, como Toto Cutugno, um cantor italiano que deixou muitas moças apaixonadas nos anos 80. Ainda hoje se ouvem as suas músicas com muito agrado".

Paulo Franco, candidato a Certificação de Nível Básico (B2)

"Durante uma sessão de formação, a professora Maria José Fazeres teve a idéia de nos aquecer com um chá muito bom, acompanhado com um bolo de iogurte que estava uma delícia. Senti um grande calor humano entre os colegas e a professora.

Cada um de nós leu o que mais gostou. Eu li uma parte de um livro que se chamava "Fábulas de Animais", que achei muito divertida.

Na minha casa tenho passarinhos, porque moro num apartamento, mas também gosto de cães e de gatos."

Virgínia Lira, candidata a Certificação de Nível Básico (B2)

"No dia 19 de Novembro, na sessão de Linguagem e Comunicação, estivemos a falar de livros de vários escritores.

Cada um leu um bocadinho de cada livro, bebemos chazinho e comemos bolo de iogurte.

No dia desta sessão senti alegria e conheci melhor os meus colegas, a formadora e a profissional."

Carla Gomes, candidata a Certificação de Nível Básico (B2)

"Eu gosto muito de estar aqui. Há uma boa colaboração com os meus professores e colegas.

No princípio tive umas dificuldades mas depois superei-as e ganhei gosto para continuar. Por isso espero que me encontre de novo com os meus colegas e professores."

Manuel Araújo, candidato a Certificação de Nível Básico (B2)

"Estou a chegar ao fim do processo de RVCC neste CNO (ES@+), onde me vão ser reconhecidas as minhas competências e os meus conhecimentos escolares.

Tenho a dizer que gostei muito de ter voltado à escola.

Tenho a agradecer a todos, que foram realmente todos, pessoas muito amáveis e pacientes com as pessoas do grupo.

Houve também um dia em especial, em que a formadora de Linguagem e Comunicação nos surpreendeu na sessão com chá e bolos. Foi realmente uma surpresa. Todos os adultos ficaram de coração aberto e a rir-se com este ambiente familiar de aprender. Foi lindo!

A todos os formadores e à profissional um muito obrigado."

António Julião, candidado a Certificação de Nível Básico (B2)

Fica a vontade de prosseguir o caminho iniciado.

Sessão de Júri de Certificação de Nível Básico

Realizou-se no passado dia 22 de Novembro uma sessão de júri de nível Básico de um grupo de seis pessoas, que frequentaram um processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências.

A sessão foi dinâmica, para além do habitual nervosismo e vontade de explicitar diversas etapas de vida e experiências/aprendizagens significativas. Os adultos criaram momentos de demonstração prática de competências que detêm, trouxeram objectos de forma a melhor explanarem as suas reflexões.



A equipa técnico-pedagógica, composta pela profissional RVC Dr.ª Sílvia Relíquias e pelos formadores Professora Manuela Bernardino (CE), Professora Maria José Fazeres (LC), Professora Cristina Pina (MV) e Professor Augusto Ganhão (TIC) congratulam-se com o objectivo alcançado pelos adultos, reiterando a disponibilidade do CNO em continuar a apoiar o seu percurso formativo.

Também a Coordenadora do Centro, Dr.ª. Filomena Neiva e o Avaliador Externo, Dr. Henrique Duarte, endereçaram os parabéns aos candidatos.

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Adulta Certificada - Nível Secundário


Quando iniciei este processo de Reconhecimento e Validação de Competências para terminar o 12º ano, não tinha quaisquer expectativas profissionais, porque na empresa onde trabalho, todos os colaboradores são licenciados, portanto, o terminar do secundário não me iria trazer nenhuma promoção.
Este processo, para mim, era mais o completar de uma lacuna na minha formação académica, já que desde que abandonei os meus estudos, precocemente, tenho vindo a evoluir profissionalmente, mas faltava-me este degrau.
Degrau este que vou aproveitar e ir subindo, já que o meu próximo objectivo é o curso universitário.
Fazendo uma avaliação do processo, o balanço é muito positivo, foi necessário impor-me alguma disciplina para cumprir o objectivo de desenvolver semanalmente a minha autobiografia, a parte mais complicada foi a falta de tempo para a realização do trabalho proposto.
Quanto ao processo em si, confesso que pensei que iria ser mais fácil, contudo, e tendo já o processo finalizado, não consigo deixar de sentir uma ponta de orgulho e um sentimento de dever cumprido.
Marília Pires
(Novembro de 2010)

Por eu ser uma pessoa ambiciosa, inscrevi-me neste Centro de Novas Oportunidades para que fossem validadas e reconhecidas as minhas competências a nível secundário.
Gostei imenso desta experiência, foi um desafio às minhas capacidades, acabei por me surpreender a mim mesmo pela positiva, pois redescobri em mim a vontade de querer saber mais.
Honestamente, gostaria de salientar alguns aspectos que senti durante este processo, a minha auto-estima aumentou, pois sinto que as minhas capacidades e competências estão num bom nível. Este método foi muito bem orientado pela profissional e por todos os formadores, e está ao alcance de qualquer pessoa que tenha vontade de ir mais além. Para mim, o único aspecto negativo foram efectivamente as horas que tive de dispensar, pois a minha profissão é extremamente exigente e para este processo é necessário um bom número de horas. Para finalizar, posso dizer que pela experiência que tive vou aconselhar a todas as pessoas que conheço e precisem que passem por este processo.
O meu obrigado a todos os que o tornaram possível.
Rui Pinto
(Novembro de 2010)

Testemunho de Adulta Certificada - Nível Secundário


No decurso deste Processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências do secundário, relembrei conhecimentos adquiridos ao longo da vida, que sempre estiveram presentes, mas foi através deste processo que me apercebi que os tinha.
Aprendi que não é em vão o percurso que, por vezes sinuoso, percorremos ao longo das nossas vidas.
Este processo serviu, não só para ver reconhecidas as competências adquiridas, mas também para reforçar a ideia de que vale a pena absorver o máximo de todos os momentos ao longo das nossas vidas. A vida é uma constante aprendizagem e devemos tirar partido e aproveitar enquanto podemos.
O processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências foi decisivo na motivação e elevação da minha auto-estima e por estas razões, estou grata por ter tido oportunidade de participar neste processo.

Elisabete Serra
Com enorme expectativa, pretendo concluir o Processo RVCC do Ensino Secundário, porque cada vez mais é necessário ter formação escolar e profissional nomeadamente em termos de mercado de trabalho, mas principalmente por uma questão de valorização pessoal, irei, com perseverança atingir as metas a que me propus e, uma vez concluído este processo, terei a oportunidade de ver todo o esforço investido neste sentido ser recompensado, através da demonstração prática das experiências, aprendizagens, conhecimentos pessoais e profissionais que adquiri ao longo dos anos.

Rogério Silva

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Sessão de Júri de Certificação de Nível Básico

No próximo dia 22 de Novembro realizar-se-á, na Escola Secundária de Amora, mais uma sessão de júri de certificação de nível Básico. Serão 6 os candidatos a certificação B3, que têm sido acompanhados pela Profissional de RVC Sílvia Relíquias e equipa de formadores.
A sessão terá início às 18:30.

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Sincera - Origem da palavra

A origem a palavra SINCERA é italiana e provém da expressão Sin Cera. Era usada no Renascimento para classificar as esculturas em mármore perfeitas, porque as que tinham defeito, provocado pelo Cinzel, eram reparadas com cera.


Depois houve uma evolução a nível semântico e a expressão generalizou-se, passando a descrever uma característica psicológica.

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Poesia em época de S.Martinho

Myebook - S.Martinho - A Nossa Poesia - click here to open my ebook

A lareira vou acender

Para as castanhas assar

Depois vou comê-las

E a seguir vou sonhar

Elsa Esteves


As castanhas são boas

Mas a água-pé é melhor

Mas do que mais gosto

É de ver as meninas em redor.

Nuno Silva

Cá estão elas loirinhas

Boas, quentes e tostadas

A cara, a roupa e as mãos

Vão ficar enfarruscadas.

Vanessa Fontelas

Castanhas, castanhas

Que boas que elas são

Quentinhas, assadinhas

Fazem bem ao coração.

Hugo Franco

No dia de S. Martinho, brinquei com a fogueira

Dei muitos saltos, porque gostei da borralheira

Brinquei, saltei e provei vinho

Tudo isto na noite de S. Martinho.

Célia Carneiro

É dia de S. Martinho

Vamos todos festejar

Comendo boas castanhas

E água-pé provar.

Gisela Palma

Castanhas assadas

Que boas que são

As formandas cansadas

Comê-las, irão.

Ana Vieira

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Adulto Certificado - Nível Secundário


A elaboração do processo RVCC foi importante, porque me permitiu reflectir sobre diversos assuntos que até conhecia, mas nos quais ainda não tinha pensado com a mesma dimensão que a actual. Assim, pude aprofundar os meus conhecimentos e posso, assim, afirmar que este trabalho me fez crescer, não só ao nível profissional, como também ao nível pessoal, o que é muito gratificante.
Ao longo deste período, tive algumas dificuldades na organização do tempo, coordenando-o com a vida familiar e laboral, mas, com a ajuda da minha família (esposa e filhos), senti que consegui ultrapassá-las e desenvolvi também algumas capacidades organizacionais.
Concluo que se vão obtendo ao longo da vida, imensas competências que desconhecemos, assim como temos a oportunidade de as melhorar e mesmo de adquirir outras novas.
O futuro é um imprevisto e cada vez mais é preciso estar preparado para as situações que poderão advir.
Considero a formação, um pilar fundamental no desenvolvimento da humanidade.
Quero aceitar os desafios que se me deparam no dia-a-dia, por isso considerei importante estudar coisas novas, mesmo que seja um período difícil dá-me a oportunidade de mudar, de crescer…

Luís Silvestre


(Novembro de 2010)

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Quadras de S.Martinho - NO a Ler+ - Grupo B4

Dia 4 de Novembro, na sessão de CNO a Ler+, o nosso grupo, B4, criou várias quadras referentes à altura do São Martinho.
Cada um de nós inventou algumas quadras e colocámos imagens alusivas às que criámos.
Posteriormente lemo-las a todo o grupo e, por votação, elegemos as quadras de que mais gostámos.
As seguintes quadras foram as escolhidas pelo grupo para publicação.

São Martinho era um homem
Muito bom e generoso
Tenta seguir o seu exemplo
Para seres mais valoroso
Carlos Santos
Que lindo é o Outono
As castanhas vou assar
À lareira com os meus filhos
Todos as vamos provar.
Elisabeth Manuel

Já é Outono
Batata-doce e castanhas
Tenho de comprar
Para o S. Martinho festejar.
Cesaltina Mariano
O vinho novo já salta
Ai que saboroso ele é
Com o caldo verde na malga
Lá vai mais um de água-pé.

Jorge Neves

As castanhas e o vinho
Que delícia que eles são
Mas quem lhes pode tocar
Ao preço a que eles estão?!
José Pires


Gosto de castanhas assadas
E cozidas também cai bem
De água-pé acompanhadas
Anda tudo num vai vem.


Vou convidar os colegas de grupo
Para o S. Martinho comemorar
Muita castanha e água-pé
Para no futuro recordar
Helena Dores

Entrega de Diplomas

Convidam-se todos os Adultos que no ano lectivo 2009/2010 obtiveram a sua certificação de nível básico ou de nível secundário, sua Família, Amigos e toda a Equipa do CNO es@+ para assistirem à entrega dos Diplomas.

A Cerimónia de entrega de diplomas vai decorrer no dia 11 de Novembro de 2010, às 20:00 horas no Auditório da Escola Secundária com 3.º Ciclo do Ensino Básico de Amora, seguindo-se um pequeno convívio acompanhado de saborosas castanhas.