ESCOLA SECUNDÁRIA COM 3º CICLO DE AMORA

sexta-feira, 28 de maio de 2010

Testemunho de Adulto Certificado com o Nível Secundário


A formação é um dos mais importantes meios de desenvolvimento de uma sociedade moderna. Garante um conhecimento especializado e dirigido para o saber fazer e como fazer.
O conhecimento generalizado, incutido desde cedo nas escolas tradicionais, é precisamente o que o nome indica, generalizado e não especializado.
Neste âmbito resolvi inscrever-me no processo de reconhecimento, validação e certificação de competências, não para seguir o método tradicional, mas sim para me focalizar e especializar na minha área profissional.
A formação deverá estar presente em todas em todas as profissões e a todos os níveis para que os profissionais desempenhem melhor as suas funções, sejam eles operários, médicos, engenheiros, políticos, professores, advogados, empresários, etc. A presunção de algumas pessoas e classes de que tudo sabem é a sua maior falta de formação.
Não há tempo nem dinheiro a perder e a receita é simples: quero aprender a fazer algo, logo formação orientada para cumprir esse fim.
Dentro deste conceito cabe-me dizer que o meu processo de RVCC foi envolto em algumas dificuldades quer temporais quer de complexidade, porque os núcleos de CP não têm fichas de orientação esclarecedoras de forma a serem úteis para a realização do trabalho em questão.
No entanto, a conclusão deste processo vai-me permitir realizar um curso técnico de nível III (medidor/orçamentista) e, quem sabe, inscrever-me na licenciatura de engenharia civil.

Filipe Rogério
(Maio de 2010)

Sem comentários: