ESCOLA SECUNDÁRIA COM 3º CICLO DE AMORA

segunda-feira, 29 de março de 2010

Adulto Certificado - Nível Básico

E porque não?

Porque não aproveitar as Novas Oportunidades como um meio de valorização pessoal e /ou profissional?

O que aqui se faz é valorizar e reconhecer a experiência de vida de cada um de nós. O mais certo é que ao nível profissional não tire daqui quaisquer dividendos, mas ao nível pessoal ficam registadas as memórias do passado, do presente e uma página em aberto para o que o futuro me há-de reservar.

Paulo Sousa
(Adulto certificado com o Nível B3)

Adulta Certificada - Nível Secundário


Em Maio de 2009 tomei a decisão de que iria terminar o meu 11º ano, que estava incompleto, depois de ter conversado com um amigo meu que estava a iniciar o seu processo de nível secundário no Centro de Novas Oportunidades, na Escola Secundária de Amora. Depois da conversa decidi informar-me e, após alguma análise, tomei a decisão de me inscrever no processo RVCC, para concluir o meu percurso secundário e assim dar por fechado um ciclo que há muito já deveria estar encerrado.
Esta experiência teve início no final de Setembro de 2009 e foi muito gratificante para mim, porque permitiu-me fechar um capítulo na minha vida que estava incompleto, fazendo-me sentir realizada nesta aposta a que me propus.
Gostaria de esclarecer, para quem estiver interessado, que este tipo de processo não é fácil. É um processo muito trabalhoso, em que nós temos de ter espírito de iniciativa, sacrifício, dedicação e determinação, pois passamos muitas horas no computador a preparar o trabalho que nos é proposto, o qual tem normas, requisitos e objectivos que temos de cumprir.
Assim, quem tiver vontade de iniciar o processo RVCC dou todo o meu apoio e incentivo, mas aconselho que se prepare psicologicamente para ser determinado e organizado para atingir a meta a que se propôs.
Não sei se, no futuro, irei usar as competências adquiridas nas Novas Oportunidades, mas sei que o meu curriculum e a minha história de vida ficaram mais valorizados com esta experiência. Pretendo continuar com as aulas de formação de Inglês, que iniciei em Janeiro de 2010 e, quem sabe, seguir uma formação académica.
Espero que este tipo de iniciativas continue para dar oportunidades a todas as pessoas de terem um nível de escolaridade melhor e fazer com que o nosso país tenha um bom nível de escolaridade na população, porque não é o único país a recorrer a este tipo de processo para dar qualificação à população que não teve oportunidade de estudar ou terminar os seus estudos. Não pensem que somos menos que os outros, porque não o somos e devemos pensar em grande para podermos acompanhar todo o processo de desenvolvimento estrutural dos outros países. Somos um país pequeno, mas de grandes feitos.
Por último, quero agradecer a todos os profissionais e técnicos, a disponibilidade e simpatia que tiveram ao longo deste percurso, para explicarem e esclarecerem todas as dúvidas que tive.
Obrigada.

Vanda Guerreiro
Março de 2010

quinta-feira, 25 de março de 2010

CNO e as Obras Completas de Shakespeare

«Vamos ao Teatro» - Este foi um convite que o CENTRO DE NOVAS OPORTUNIDADES da ESA, em colaboração com os Cursos EFA, fez aos seus formandos e à comunidade em geral.


Assim sendo, no dia 16 de Março do corrente ano, partiu um autocarro gentilmente cedido pela CÂMARA MUNICIPAL DO SEIXAL, a fim de levar os adultos do CNO/formandos e respectivos formadores a assistir à peça em cena no TEATRO ESTÚDIO MÁRIO VIEGAS com o nome «AS OBRAS COMPLETAS DE WILLIAM SHAKESPEARE em 97 minutos».


Já assisti a várias peças de TEATRO, desde que frequento os cursos nocturnos e educação de adultos desta escola, mas com este teor de boa disposição confesso que ainda não tinha visto nada igual; os risos começam logo ao bater as pancadas de MOLIÈRE, e vão-se repetindo ao longo dos 97 minutos consecutivamente, é sem dúvida uma peça muito bem interpretada e com grande sentido de humor.


Agradeço a todos os que se empenharam para que este convívio entre adultos do CNO/formandos e professores/ formadores fosse tão agradável.
Para além de nos pôr bem dispostos também é uma mais-valia para o enriquecimento da nossa história de vida. Por isso, bem hajam!

MARIA AMÉLIA DIOGO

segunda-feira, 22 de março de 2010

Testemunho de Adulto - Nível Secundário


Ao analisar todo o processo, a maior dificuldade que tive foi, sem dúvida, a falta de tempo para concluir o trabalho pedido, por motivos profissionais, o que influenciou um dos meus objectivos, que era desenvolver o máximo de competências possível num curto espaço de tempo, mas não foi possível por motivos de trabalho, como já referi. O método inicial de trabalho que tentei usar consistia em evidenciar as minhas competências nos vários domínios de referência dos Núcleos Geradores, através da consulta das fichas exemplo, mas cedo concluí que não eram práticas e, por vezes, até confusas. Então, comecei por escolher temas que me parecessem mais fáceis e em que houvesse ligação com a minha actividade profissional, por vezes trabalhava para um tema, dando créditos noutros, os que não cumpriam os critérios, reformulava-os com a ajuda dos formadores que me iam dando algumas dicas para atingir os créditos.
Não posso deixar de agradecer à minha Profissional de RVC e a todos os formadores que me apoiaram ao longo destes meses. Também não posso deixar de agradecer à minha família, namorada e amigos, que tentaram sempre incentivar-me a concluir este processo, tendo eles a noção que é um passo para eu ter uma melhor qualidade de vida no futuro. Muito obrigado.
Hugo Silveira
(Março de 2010)

Testemunho de Adulto Certificado com o Nível Secundário


Este processo, contrariamente ao que a maioria das pessoas pensa, não é nada fácil. Implica muito trabalho e um grande investimento. É necessário arranjar bastante tempo para desenvolver o trabalho pedido e identificar as experiências relevantes na nossa história de vida. Só porque não corresponde ao modelo escolar estandardizado, com momentos de avaliação quantitativa, não significa que não implique uma carga de trabalho semelhante ou até mesmo maior. Mas, no final, o esforço compensa!

David Gomes
(Março de 2010)

Quercus e Núcleo Gerador de Ambiente e Sustentabilidade

















Esta palestra contou com a presença dos candidatos em processo RVCC de nível secundário, formandos dos Cursos EFA e comunidade educativa em geral.


Ruben; João; Maria José Dias; Vanessa; Verónica; Nair; Miriam e Ludmila

segunda-feira, 8 de março de 2010

DIA INTERNACIONAL DA MULHER

O CNO evocou o Dia Internacional da Mulher com a oferta de poemas, dos quais aqui fica o registo do poema "Mais Alto", de Florbela Espanca, para leituras e comemorações partilhadas por todos em geral e pelas mulheres em particular.

terça-feira, 2 de março de 2010

A leitura abre portas à esperança e edifica conhecimento

Novas Oportunidades a LER+



Foi com este propósito de partilhar experiências de leitura e de proporcionar bons momentos de fruição que nos propusemos levar a cabo mais este desafio – Ler+. Não se trata de fazer grandes descobertas, mas de proporcionar algumas pequenas conquistas.

Em grupo, os adultos em processo RVCC consciencializam-se do seu estatuto de leitor (o que gosta de ler, o que não lê, o que quer ler e não sabe por onde começar …) e procurámos proporcionar leituras diversificadas que respondessem aos interesses, hábitos e competências dos adultos.

Começámos pelos contos tradicionais portugueses, passámos pela imprensa escrita (notícias e crónicas), pelos contos de autor, pelos romances… Começámos mas não acabámos… A leitura e o gosto pelos livros será sempre uma questão de tempo - “ o tempo de virar a página”.

Até breve.

Profª. Ana Guerra