"Éramos uma equipa de seis pessoas, incluindo a gerente e a sub-gerente de loja, estas praticamente faziam sempre o turno da manhã, assim tinham tempo para receberem e confirmarem a mercadoria, dar entrada das guias em stock, e fazer algumas tarefas que lhes competiam. Todos nós tínhamos tarefas predefinidas. Existia uma tabela, onde estavam indicadas as semanas a quem pertencia a tarefa.
Tarefas e Responsabilidades
|
1ªsemana
|
V
|
2ªsemana
|
V
|
3ªsemana
|
V
|
4ªsemana
|
V
|
Elaboração de horários
|
CAROL / SOFIA
|
|
|
|
|
|
CAROL / SOFIA
|
|
Limpeza de armazém
|
MANUEL / SOFIA
|
|
SOFIA / CAROL
|
|
CAROL / RODOLFO
|
|
CRISTIANA / PEDRO
|
|
Arrumação de armazém
|
CRISTIANA / PEDRO
|
|
MANUEL / SOFIA
|
|
SOFIA / CAROL
|
|
CAROL / RODOLFO
|
|
Reposição de stock
|
CAROL / RODOLFO
|
|
CRISTIANA / PEDRO
|
|
MANUEL / SOFIA
|
|
SOFIA / CAROL
|
|
Reparações e reclamações
|
SOFIA / CAROL
|
|
CAROL / RODOLFO
|
|
CRISTIANA / PEDRO
|
|
MANUEL / SOFIA
|
|
Vistoria de roubos
|
CAROL / RODOLFO
|
|
CRISTIANA / PEDRO
|
|
MANUEL / SOFIA
|
|
SOFIA / CAROL
|
|
Cada um de nós tinha de
as cumprir até ao final de cada uma, entre elas havia a elaboração da escala
horária, que competia sempre à gerente ou sub-gerente. Havia também a limpeza e
a arrumação do armazém, a reposição e contagem de stock, e ainda a verificação
dos roubos. Tínhamos de confirmar todos os artigos, ver se estavam correctamente
alarmados, e se existiam alarmes caídos ou soltos. Caso houvesse, teríamos de
recorrer no final do mês à contagem do stock, para isso utilizávamos um
aparelho, cuja forma era idêntica a um telemóvel, quadrado com teclas de 1 a 0
e com o alfabeto de A a Z, na parte superior tinha uma antena e um
infravermelho, antena que pode ser interna ou externa, depende da configuração
do aparelho, servia para enviar a informação ao receptor que estava ligado ao
computador, onde estava instalado o programa de inventário de stock.
Este aparelho é mais
uma das evoluções da tecnologia, pois antigamente os inventários de loja eram
feitos em papel e ao contrário de hoje, eram necessárias pelo menos duas a três
pessoas. Separavam os artigos, dividiam por modelos e referências iguais, com a
lista dos artigos que tinham em loja e com a indicação da quantidade que
deveria existir, começavam a confirmar as referências uma a uma: 1º o número,
2º a cor, e 3º o tamanho. Contavam quantas é que existiam e confirmavam com a
lista, caso houvesse algum erro, por estar a mais ou a menos, a informação era
colocada por escrito em frente ao número que já lá estava anteriormente. A
contagem era iniciada sempre pelo tamanho mais pequeno, assim evitavam
confundir. Exigia que o estabelecimento estivesse encerrado, pois caso
contrário dava erro, nada podia sair antes de ser contado, no fim a contagem
era entregue ao gerente da loja, para este conferir e corrigir o stock.
Hoje em dia, bipando com
o aparelho é tudo mais fácil e rápido, não existe uma regra, o estabelecimento
pode estar aberto ao público, bipa-se tudo o que está em loja,
independentemente de referências, tamanhos, e cores, e depois bipa-se tudo o
que existe em armazém, e no fim descarrega-se para o computador. Este faz o acerto e a
actualização sozinho, torna o trabalho muito mais fácil."
Sem comentários:
Enviar um comentário