ESCOLA SECUNDÁRIA COM 3º CICLO DE AMORA

terça-feira, 31 de maio de 2011

Ao tomar a decisão de me inscrever no programa Novas Oportunidades, no CNO da ESA e assim poder ter o meu 12º ano, sabia que ia ter um grande desafio pela frente. Teria que fazer um trabalho multi-temático, em que tinha que falar detalhadamente de cada experiência que fui tendo ao longo da minha vida.
Bem ou mal, são estas vivências que me fizeram o Homem que sou hoje, e do qual me orgulho, pois tudo o que fiz, foi sempre pensando no futuro que quero para mim e para os meus.
Até aqui, as minhas conquistas foram sempre com suor e muito sacrifício pessoal. Abdiquei de muita coisa por ter dois filhos sob a minha alçada e a minha preocupação em sair de Portugal para outras terras era sempre para poder dar-lhes uma vida melhor e para não terem de sacrificar tanto como eu sacrifiquei. Posso levantar a minha cabeça, olhar para trás e dizer que venci.
Mas como qualquer jovem, ainda tenho sonhos por concretizar. E um deles está prestes a realizar-se. Em 10 dias, um projecto meu e dos meus irmãos estará a estrear e a abrir as suas portas ao público. É um momento que tenho aguardado desde o dia que decidimos que íamos levar para a frente o projecto “Legacy”. Foram e estão a ser dias de muito trabalho, muita entrega e dedicação. E a cada dia que passa, vejo que já faltou mais e que o nosso sonho está a ganhar forma.
Espero que sejam anos de muita prosperidade para o nosso negócio e que consigamos fazer da nossa discoteca, o nosso legado.
Ao conseguir o 12º ano, sei que mais portas estarão abertas para eu perseguir os meus sonhos.

Hugo Santos
Certificado com o nível secundário – 30 de Maio de 2011

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Certificação de Nível Secundário






Os candidatos presentes nesta sessão de júri apresentaram, no âmbito do seu PRA, os seus conhecimentos ao nível das três áreas de competências-chave.
Face às várias qualificações apresentadas, esta certificação permitiu o reconhecimento formal dos conhecimentos adquiridos. Deste modo, um dos adultos certificados poderá vir a concretizar a obtenção de um emprego no LNEC, para o qual já tinha sido convidado, mas que aguardava a apresentação de uma certificação formal de 12º ano.


A todos os adultos certificados desejamos as maiores felicidades.

domingo, 29 de maio de 2011

Excertos de Portefólios Reflexivos de Aprendizagens

“A sucata ferrosa ligeira é armazenada na zona coberta pelo raio de acção de uma grua fixa, equipada com um braço de 25 m, que alimenta continuamente a linha de fragmentação.
O fragmentador, accionado por um motor eléctrico de 3000 CV, equipado com um tambor com 2,5 m de comprimento, rodando a cerca de 600 rpm, dispõe de 16 martelos, que conferem uma elevada energia de impacto dinâmico capaz de fragmentar (...)
Um potente tambor magnético separa os fragmentos de aço e gera uma mistura residual rica em fragmentos de metais não ferrosos, que é retirada por meio de um transportador lateral.
Através de um eficaz sistema de despoeiramento, de dupla aspiração, que actua sobre a cabeça do fragmentador e sobre uma cascata em Zig-Zag, onde cai a mistura fragmentada, antes da actuação do tambor magnético, consegue-se promover a remoção da fracção leve constituída por plásticos, espumas, feltros, borrachas e poeiras. Esta fracção é retirada da linha para uma saída lateral através de um outro tapete transportador. O sistema de despoeiramento é constituído por dois ciclones e dois filtros húmidos.
Posteriormente, a mistura de metais não ferrosos, ainda contendo uma elevada percentagem de resíduos leves de fragmentação, é submetida a um processo de separação por correntes que promove um forte aumento da concentração metálica da mistura.”



(José Caldeira)



"Fui muito novo viver para a França, na companhia dos meus pais. Naquele tempo imigrar era muito comum, e a única alternativa para muitas pessoas, principalmente jovens do interior que, sem instrução e num meio onde a indústria era inexistente, não tinham como sobreviver e muito menos constituir família.(...)
A língua, hoje em dia, já não se pode considerar tanto uma barreira, é mais como que um património cultural de união, algo que identifica cada indivíduo e o cataloga com a história do país de onde é originário, o multiculturalismo existente na grande maioria dos países faz com que as diferenças sejam mais esbatidas e aceites, tornando a integração muito mais fácil por parte dos imigrantes." (Raul Patalão)

quinta-feira, 26 de maio de 2011

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Júri de Certificação de Nível Secundário







Realizou-se, no dia 5 de Maio, mais uma sessão de júri de certificação de nível secundário.


A todos os adultos certificados os nossos parabéns pelo caminho percorrido e votos de empenho e possibilidades de continuação de aprofundamento de conhecimentos que são da vossa preferência.

terça-feira, 17 de maio de 2011

1º Encontro Plano Nacional de Leitura dinamizado pelo CNO de Cacilhas

Aguns elementos da equipa do nosso CNO, a saber, a professora coordenadora, uma das profissionais de RVC e duas formadoras, estiveram presentes no 1º Encontro Plano Nacional de Leitura, dinamizado pelo Centro Novas Oportunidades de Cacilhas, que teve lugar no Convento dos Capuchos, no dia 17 de Maio.

Este encontro, que teve início com uma apresentação do senhor Comissário do Plano Nacional de Leitura Prof. Fernando Pinto do Amaral, permitiu conhecer algumas das acções desenvolvidas por três CNOs no âmbito do Plano Nacional de Leitura, o seu impacto através de testemunhos de alguns dos adultos envolvidos e um caso de colaboração do CNO/BECRE.

Do papel fundamental da leitura para um maior auto-conhecimento, o registo de uma citação proferida por um dos oradores:

"Quanto melhor nos conhecemos, melhor conhecemos o mundo".

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Sessão de Júri de Nível Básico

Realizou-se no dia 13 de Maio nova sessão de júri de nível básico.

Os seis adultos obtiveram as suas certificações, três de nível B2 e três de nível B3, tendo um deles obtido uma certificação parcial.





Os adultos acompanharam as suas apresentações com a mostra de alguns trabalhos manuais.

Parabéns a todos!

terça-feira, 10 de maio de 2011

Sessão de Júri de Nível Básico

Dia 13 de Maio de 2011 - 10:30.

Nível Básico

Ilustração da capa do dossier do adulto Mário Casaca, certificado no dia 5 de Maio de 2011.
Caricatura da equipa técnico-pedagógica que o acompanhou.
Autoria Mário Casaca.


Excerto do PRA de Mário Casaca
"Fui convidado para ir à Alemanha, mais propriamente Dresden, ver a construção da nossa nova linha. (...)Era fantástico como eles se organizavam, todas as equipas (serralheiros, electricistas, mecânicos e programadores) sabiam o que fazer e como fazer, respeitando sempre as outras equipas de trabalho. A organização era fantástica, mas da higiene e segurança não gostei nada.


Foi uma excelente experiência, tanto pelos conhecimentos que adquiri, nunca tinha visto a construção de uma linha de montagem como também pelas amizades que fiz e que me deram a oportunidade de conhecer uma linda cidade que é Dresden."

Sessão de Júri de Nível Básico

No dia 5 de Maio de 2011, apresentaram-se a júri os adultos de nível Básico Mário Casaca; Helena Dias e António Oliveira.


Perante o júri de certificação, composto pela profissional de RVC e pelos formadores que acompanharam os adultos ao longo do respectivo processo de RVCC, bem como pelo avaliador externo, fizeram as suas apresentações, tendo visto confirmada a certificação das suas competências, ao nível a que se propuseram.
No final, o avaliador externo, felicitou os candidatos pelo bom trabalho desenvolvido, incentivando-os a continuar a investir em formação, não deixando de elogiar o profissionalismo da equipa técnico-pedagógica que com eles trabalhou.
A todos os nossos parabéns e votos de novas aprendizagens!

segunda-feira, 2 de maio de 2011