ESCOLA SECUNDÁRIA COM 3º CICLO DE AMORA

domingo, 29 de maio de 2011

Excertos de Portefólios Reflexivos de Aprendizagens

“A sucata ferrosa ligeira é armazenada na zona coberta pelo raio de acção de uma grua fixa, equipada com um braço de 25 m, que alimenta continuamente a linha de fragmentação.
O fragmentador, accionado por um motor eléctrico de 3000 CV, equipado com um tambor com 2,5 m de comprimento, rodando a cerca de 600 rpm, dispõe de 16 martelos, que conferem uma elevada energia de impacto dinâmico capaz de fragmentar (...)
Um potente tambor magnético separa os fragmentos de aço e gera uma mistura residual rica em fragmentos de metais não ferrosos, que é retirada por meio de um transportador lateral.
Através de um eficaz sistema de despoeiramento, de dupla aspiração, que actua sobre a cabeça do fragmentador e sobre uma cascata em Zig-Zag, onde cai a mistura fragmentada, antes da actuação do tambor magnético, consegue-se promover a remoção da fracção leve constituída por plásticos, espumas, feltros, borrachas e poeiras. Esta fracção é retirada da linha para uma saída lateral através de um outro tapete transportador. O sistema de despoeiramento é constituído por dois ciclones e dois filtros húmidos.
Posteriormente, a mistura de metais não ferrosos, ainda contendo uma elevada percentagem de resíduos leves de fragmentação, é submetida a um processo de separação por correntes que promove um forte aumento da concentração metálica da mistura.”



(José Caldeira)



"Fui muito novo viver para a França, na companhia dos meus pais. Naquele tempo imigrar era muito comum, e a única alternativa para muitas pessoas, principalmente jovens do interior que, sem instrução e num meio onde a indústria era inexistente, não tinham como sobreviver e muito menos constituir família.(...)
A língua, hoje em dia, já não se pode considerar tanto uma barreira, é mais como que um património cultural de união, algo que identifica cada indivíduo e o cataloga com a história do país de onde é originário, o multiculturalismo existente na grande maioria dos países faz com que as diferenças sejam mais esbatidas e aceites, tornando a integração muito mais fácil por parte dos imigrantes." (Raul Patalão)

Sem comentários: