ESCOLA SECUNDÁRIA COM 3º CICLO DE AMORA

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Visita de estudo à BASE NAVAL DO ALFEITE

No dia 29 de Janeiro, pelas 9 horas, deu-se início à visita de estudo à Base Naval do Alfeite.

Esta iniciativa, que surgiu de uma proposta de alguns elementos da Comissão de Adultos do CNO, contou com a participação de candidatos em processo RVCC de nível básico e de nível secundário, formandos de turmas EFA e da turma de Formação Modular de Inglês, assim como da coordenadora do CNO e dos formadores de MV, STC e CLC/LE.



Começámos pela visita guiada à Fragata Álvares Cabral, da classe Vasco da Gama, com destaque para a passagem pela Ponte de Comando, o centro nervoso do Navio, onde uma vasta gama de equipamentos electrónicos avançados partilham ainda o espaço com equipamentos de navegação centenários, como o sextante ("somos Marinheiros, se a tecnologia falhar, continuamos a ter o vento, o céu e o mar"). Seguiu-se uma experiência no simulador CITAN, onde numa réplica da mesma Ponte de Comando, o grupo teve a oportunidade de experienciar uma manobra de reabastecimento, navegação em alto mar em diferentes condições (desde "mar-chão" a "bagalhoça", utilizando os termos do ofício), uma entrada na barra de Lisboa em diferentes condições meteorológicas (sol, chuva, nevoeiro e até tempestade de neve) e uma manobra de atracagem numa base naval do Alfeite virtual. Concluiu-se a visita com um almoço conjunto na messe dos oficiais.

Deste modo cumpriram-se os objectivos de articulação entre esta visita e a unidade de competências-chave de Equipamentos e Sistemas Técnicos, ao mesmo tempo que se usufruiu de um espaço informal de convívio.

Sem comentários: