ESCOLA SECUNDÁRIA COM 3º CICLO DE AMORA

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Relembrar a escola em "Reencontros"

Reencontros
Noutros tempos o ensino pós-primário (no caso de Silves, a Escola Industrial e Comercial), recomeçava a 1 de Outubro. Aí se davam os primeiros reencontros entre aqueles e aquelas que tinham deixado de se encontrar durante o período das férias grandes; não que nós, os e as de cá de Silves, tirando uns quantos, entre os quais também eu por vezes, nos ausentássemos de férias para fora daqui, mas porque a maioria dos que frequentavam a Escola, vinha de outras localidades, da zona ocidental do Algarve e do Alentejo Serrano e não permaneciam entre nós durante todo o verão.
Naqueles primeiros dias de Outubro íamo-nos reencontrando (e falo já dos inícios da Escola Nova, agora com 50 anos), os moços do lado do Jardim, as moças desfilando pelo passeio do outro lado da rua, junto ao muro da Escola, entrando pelo portão da frente e concentrando-se na sala delas ou no pátio junto ao Campo de Andebol.
Nós, os moços, antes de nos encaminharmos para o portão lateral, por onde entrávamos, contávamos as nossas vivências de verão sem deixarmos de olhar para o desfilar delas, ainda com roupinhas leves e frescas e a pele ainda tostada das idas à praia ou do sol de todos os lados.
Este ano, o reencontro deu-se mais cedo; foi a 19 de Julho, no jantar dos 50 anos da Escola Nova.
Por: José Baeta Oliveira
Texto publicado no jornal do Concelho de Silves
“TERRA RUIVA”
Setembro de 2009

Sem comentários: