ESCOLA SECUNDÁRIA COM 3º CICLO DE AMORA

sexta-feira, 30 de outubro de 2009

ES@+ integra iniciativa NO a Ler+

O CNO da ESA aderiu ao Projecto Novas Oportunidades a Ler+, coordenado pelo Plano Nacional de Leitura em parceria com a Agência Nacional para a Qualificação, iniciativa que tem como objectivo desenvolver o gosto pela leitura, junto dos candidatos a realizar processo de RVCC nos Centros Novas Oportunidades.

Convidamos, desde já, os candidatos em processo a visitarem o espaço Ler+ do CNO da ESA, estando previstas, para breve, actividades no âmbito da promoção de leitura.


“ Ver muito e ler muito aviva o engenho do homem”
Miguel Cervantes

“Gostar de ler é trocar horas de tédio por outras deliciosas”
Baron de Montesquieu

"Aprenda com as experiências dos outros, você não tem tempo para fazer tanta besteira na vida!"
Ditado brasileiro
Concluído que está o meu processo RVCC (9º ano), não posso deixar de dar o meu testemunho.

Quando em conversa de amigos se falava do RVCC, todos me diziam com alguma ligeireza: é fácil, é rápido, vais e escreves meia dúzia de coisas e já está!..

Mas na verdade não é assim. Fácil não é.

É um processo moroso e reflexivo mas, em última análise, muito satisfatório do ponto de vista pessoal.

Sinto que com o profissionalismo dos técnicos que me acompanharam, supervisionaram e orientaram, se tornou um pouco mais fácil, mas ninguém faz o RVCC se não se dedicar, trabalhar, descobrir e desocultar, …, e é neste processo de auto-análise que reside a grande mais-valia.

Quem consegue fazer o RVCC, especialmente na Escola Secundária de Amora, sai verdadeiramente mais rico de conhecimentos, desde o convívio com aqueles que privam connosco durante este processo (colegas e técnicos), revive-se a juventude, reaprende-se a pensar na escrita, na Matemática, motiva a leitura, por fim, melhora, definitivamente, a qualidade de vida.

Resta-me deixar o meu bem-haja a todos os que me acompanharam nestes meses de formação e parabéns por todo o empenho e profissionalismo que dedicam a estes:
alunos Grandes e Grandes alunos.

Carlos Alberto Avidago da Cunha
Processo de Junho a Outubro de 2009

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Relembrar a escola em "Reencontros"

Reencontros
Noutros tempos o ensino pós-primário (no caso de Silves, a Escola Industrial e Comercial), recomeçava a 1 de Outubro. Aí se davam os primeiros reencontros entre aqueles e aquelas que tinham deixado de se encontrar durante o período das férias grandes; não que nós, os e as de cá de Silves, tirando uns quantos, entre os quais também eu por vezes, nos ausentássemos de férias para fora daqui, mas porque a maioria dos que frequentavam a Escola, vinha de outras localidades, da zona ocidental do Algarve e do Alentejo Serrano e não permaneciam entre nós durante todo o verão.
Naqueles primeiros dias de Outubro íamo-nos reencontrando (e falo já dos inícios da Escola Nova, agora com 50 anos), os moços do lado do Jardim, as moças desfilando pelo passeio do outro lado da rua, junto ao muro da Escola, entrando pelo portão da frente e concentrando-se na sala delas ou no pátio junto ao Campo de Andebol.
Nós, os moços, antes de nos encaminharmos para o portão lateral, por onde entrávamos, contávamos as nossas vivências de verão sem deixarmos de olhar para o desfilar delas, ainda com roupinhas leves e frescas e a pele ainda tostada das idas à praia ou do sol de todos os lados.
Este ano, o reencontro deu-se mais cedo; foi a 19 de Julho, no jantar dos 50 anos da Escola Nova.
Por: José Baeta Oliveira
Texto publicado no jornal do Concelho de Silves
“TERRA RUIVA”
Setembro de 2009