ESCOLA SECUNDÁRIA COM 3º CICLO DE AMORA

quarta-feira, 22 de julho de 2009

Depoimento de Luísa Cunha - Adulta certificada com o Nível Secundário

Mais portas abrem-se ao obter a certificação de nível secundário. A obtenção de mais educação formal pode agora fazer parte de um novo projecto para o futuro.
Além de possibilitar que possa continuar os estudos na área que me aliciava na juventude, antes de ingressar no mercado de trabalho, num futuro mais imediato, posso com o ensino secundário completo, candidatar-me a um maior leque de trabalhos, visto que estou no momento desempregada. Tenho constatado que, ao consultar anúncios de ofertas de emprego, que são exigidos o 11º ou 12º ano como escolaridade obrigatória. Ter feito um Curso Profissional no 10º ano e, adquirido prática profissional, não parece ser suficiente, pois conta apenas como tendo o 9º ano. O certo é que muitos têm a escolaridade a nível secundário mas não têm prática na área profissional a que se destinam exercer funções. Durante este processo apercebi-me que não só a experiência profissional conta, mas também os nossos gostos e preferências pessoais, os nossos hobbies e actividades não profissionais de cidadania e lazer.
No meu caso, e penso que falo por muitos que também se inscreveram, a entrada no processo RVCC aumentou a minha auto-estima, visto que os conhecimentos que adquirimos ao longo da vida são valorizados como experiência podendo dar-nos competências para adquirir qualificações escolares que não pudemos fazer por variadas razões.

Luísa Cunha

Sem comentários: