ESCOLA SECUNDÁRIA COM 3º CICLO DE AMORA

segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

INFORMAR SERIAMENTE E DIGNIFICAR O SISTEMA DE RVCC

A iniciativa “Novas Oportunidades”para a Educação e Formação de Adultos, lançada já há vários anos, embora com outro nome, pela ANEFA - Agência Nacional para a Educação e Formação de Adultos (agora Agência Nacional para a Qualificação – ANQ), assenta no princípio de que os adultos são portadores de saberes adquiridos e de competências desenvolvidas ao longo da vida, em diversos processos de aprendizagem que não se resumem ao processo escolar.

A atribuição de níveis de habilitação escolar aos adultos que não completaram os ciclos de escolaridade (de nível básico ou secundário), depende das competências que estes venham a evidenciar ao longo do processo de Reconhecimento e Validação de Competências (RVC).

Devido a alguns defeitos de informação e propaganda e, convenhamos que também, a algumas eventuais más práticas, corre a ideia de que tudo o que diga respeito às “Novas Oportunidades” significa facilitismo…contribuindo assim para a desacreditação e desvalorização social desta modalidade de certificação escolar.

Dos adultos que se apresentam nos Centros Novas Oportunidades a candidatar-se à obtenção da certificação de um daqueles níveis de qualificação/escolaridade, nem todos apresentam o perfil adequado para a frequência desta modalidade; são então encaminhados para outras modalidades de educação/formação que mais se ajustem aos respectivos perfis.

É importante que se entenda que as competências reconhecidas e validadas neste processo, resultam dos saberes diversos e das práticas do saber-aprender saber-fazer e do saber-actuar, consolidados na pessoa do adulto e não de aprendizagens escolares entretanto esquecidas, porque não foram sendo utilizadas no dia-a-dia, ao longo da vida.

José Baeta Oliveira (Profissional de RVC)

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