ESCOLA SECUNDÁRIA COM 3º CICLO DE AMORA

sexta-feira, 30 de março de 2007

Educação e Conhecimento

"A Educação pode ajudar-nos a compreender o que a humanidade aprendeu acerca de si mesma, pode ajudar-nos a contextualizar a nossa existência, pode ajudar a prepararmo-nos para a mudança ou para decidir sobre o nosso próprio futuro." Roberto Carneiro

"O conhecimento é amor, luz e visão." Helen Keller

Páscoa

O Centro Novas Oportunidades da Escola Secundária de Amora
es@ +
deseja a todos uma Páscoa feliz.

quarta-feira, 28 de março de 2007

Entrar no es@+

Posted by Picasa

es@ + no Jornal Primeiro de Janeiro

Ao longo da entrevista foram realçados, a par de outros aspectos, os objectivos e estratégias de implementação do processo de rvcc no CNO da Escola Secundária de Amora.

"Este processo de reconhecimento, validação e certificação de competências tem uma série de objectivos que foram instaurados pelas entidades responsáveis pela sua criação, sendo que os mais importantes são o elevar do nível de alfabetização do nosso país e o contribuir para o elevar da auto-estima dos portugueses.No entanto, e nas palavras do nosso entrevistado, 'se quisermos motivar as pessoas para que continuem um processo de aprendizagem, temos que lhes fazer compreender que ao longo da sua vida têm passado por diferentes processos de aquisição de competências e conhecimentos, quer formais, quer informais e que são essas competências que vão agora ser apreciadas e, possivelmente, certificadas'.Segundo Alfredo Massapina, o ideal para a nossa sociedade era que fossem valorizadas as formações que são dadas às pessoas de maneira a que consigam obter o máximo de formação e dar resposta ao conjunto de situações que vão surgindo ao longo da vida. Como tal, os responsáveis por este CNO pretendem que as pessoas que os procuram para obterem a certificação dos seus conhecimentos e das suas competências não o façam apenas e só, mas que levem ainda mais conhecimentos que lhes permitam percursos formativos a nível superior, e, simultaneamente, era importante que levassem também qualificações a nível profissional.
O CNO da Escola Secundária de Amora tem tido uma procura bastante elevada e isto apesar deste centro ainda não ter sido muito publicitado. Para já, o centro tem 26 adultos inscritos sendo que desses, 23 estão já em processo de certificação.No futuro, os responsáveis pelo centro pretendem desenvolver uma série de parcerias e protocolos com as mais diversas entidades e instituições nas quais vão realizar campanhas de divulgação do processo de RVCC para atraírem os funcionários e colaboradores dessas mesmas entidades."

es@ + em fotos

A equipa do CNO es@+



















Sessão de grupo do processo rvcc











quarta-feira, 14 de março de 2007

O TESTEMUNHO DE DOIS ADULTOS EM PROCESSO DE RVCC B3

O Jornal 1º de Janeiro contactou o Centro com o objectivo de publicar um artigo sobre o
es@ +
integrado no seu suplemento sobre os Centros Novas Oportunidades na próxima edição do dia17 de Março. Estes são dois testemunhos de adultos em processo de RVCC:

“Eu inscrevi-me porque preciso de ter mais habilitações para poder progredir na carreira. Quero continuar os estudos, pelo menos até concluir o Secundário. Quanto a este processo, o que estamos a fazer é enriquecedor, quanto mais souber, melhor. Até agora, está tudo a decorrer muito bem, só tenho pena de não ter mais tempo para me dedicar mais ainda à construção do dossier, mas o ritmo tem sido bom”, afirma a Paula.
Por sua vez, a Carmo declara:
“ Eu sou doméstica e quando resolvi iniciar o RVCC, foi apenas para tornar-me mais culta, para enriquecer como pessoa. Mas agora, estou tão entusiasmada com o voltar a aprender, que penso prosseguir os estudos e até ir para a Faculdade para tirar o Curso de Enfermagem, um sonho por cumprir, pois casei e fui mãe muito cedo. É estimulante vermos reconhecidas e certificadas as aprendizagens que fizemos na nossa vida. Sinto que estou a evoluir e espero ainda vir a ter um lugar diferente na sociedade. Quero aproveitar também para dizer que estou a ser muito bem apoiada pela profissional e pelos formadores, não é um obstáculo trabalhar sozinha, porque nunca levamos sequer dúvidas para casa.”

quarta-feira, 7 de março de 2007

Apresentação dos referenciais de competências-chave

Na semana de 26/02/2007 a 2/03/2007 foram realizadas sessões de grupo coordenadas pelas Profissionais de RVCC, com o objectivo de serem apresentados aos adultos os referenciais das quatro áreas de Competência.

Durante este período, os Formadores de Linguagem e Comunicação, Matemática para a Vida, Cidadania e Empregabilidade e de Tecnologias da Informação e Comunicação, explicitaram as Unidades de Competência dos níveis B2 e B3, recorrendo a exemplos do quotidiano facilitadores da descodificação dos critérios de evidência.

Neste processo de explicitação dos referencias de competências, os adultos iniciaram a sua reflexão sobre as suas próprias vivências, de forma a desocultarem competências adquiridas ao longo da vida, em contextos formais, não-formais e informais.