ESCOLA SECUNDÁRIA COM 3º CICLO DE AMORA

terça-feira, 5 de abril de 2011

Palestra sobre Voluntariado

A partir da palestra sobre Voluntariado, apresentada pela professora Lígia Sequeira, o candidato em processo RVCC, Paulo Rangel, escreveu o seguinte texto:

Segundo definição das Nações Unidas, "o voluntário é o jovem ou o adulto que, devido ao seu interesse pessoal e ao seu espírito cívico, dedica parte do seu tempo, sem remuneração alguma, a diversas formas de actividades, organizadas ou não, de bem-estar social, ou outros campos..." Isto é a definição dada pelas Nações Unidas, mas o que a Drª Lígia descreveu é muito mais do que esta simples definição. Assim sendo, consegui compreender que qualquer pessoa pode ser voluntária. Como o Pintor que a Drª Lígia referiu que contribuía lavando e varrendo. Desta forma, senti que o voluntariado é uma relação humana, rica e solidária em que mais do que se dá é o que se recebe, a gratidão, os sorrisos e o próprio povo, apercebi-me disto quando a Drª descreve as emoções sobre a sua missão de voluntariado em Timor. A Drª, por outro lado, transmitiu-me também que o voluntariado é um hábito do coração e uma virtude cívica.

No entanto, de tudo o que foi descrito, o que mais me chamou à atenção foi o projecto que está a ser desenvolvido na ESA com os jovens problemáticos: CRIA.


Achei que é um trabalho muito importante, o que está a ser feito. Poucos o fazem e se preocupam em fazer, pois estamos a falar de algo que se encontra à margem da sociedade, mas esquecemos que somos todos nós que os colocamos ali e que um dia podem virar verdadeiros marginais.

Por este trabalho que realizam um bem-haja.

2 comentários:

Unknown disse...

Que o volutariado nunca acaba, pois não existem fronteiras para ele.
Paulo Rangel

pedro francisco disse...

Bom trabalho. Realmente o voluntariado e um acto bastante louvado e de grande potencial para quem possui a capacidade de ajudar o seu semelhante !

Pedro francisco