ESCOLA SECUNDÁRIA COM 3º CICLO DE AMORA

sexta-feira, 12 de junho de 2009

Ler e Reler

Mais uma sugestão de leitura de Amélia Diogo, uma das senhoras que concluíu o seu processo de RVCC de 9º ano, no CNO es@+, em 2009.
Os nossos agradecimentos pelo seu contributo e votos de continuação de boas leituras.


Recordar um grande homem: SALGUEIRO MAIA

Existem livros que, pelo seu conteúdo, são sempre lidos e relidos, com muito agrado. Vou falar-vos de um que muito gostei, e que li muito recentemente. Este livro levou-me a reviver os anos em que nada se podia dizer nem fazer. Para quem não acompanhou os tempos da revolução de Abril, e os anos antes, é um bom momento para fazer esta leitura; para além de ser interessante, fala-nos de muitos acontecimentos políticos de então, e de outras notícias, tais como o acidente de avião na Madeira e o ano em que o Tolan se virou no rio Tejo, os anos 60 e 70 com os movimentos estudantis, o começo da guerra colonial, enfim, muitos motivos para ler e saber o que de bom e de mau se passava um pouco pelo mundo, e pelo nosso país.

Conta-nos como tudo se começou a organizar para que o 25 de Abril fosse uma revolução de sucesso. Conta-nos tudo sobre a vida e a obra do capitão de Abril, desde a sua meninice, passando pela sua juventude, pela vida do homem lutador até à sua morte. Muito se fica a dever a este homem que, com o seu espírito lutador, levou a bom termo o desenrolar do movimento das Forças Armadas.


Quem já leu este livro de certo que pode analisar a grandeza do seu coração e a sua grande dedicação e humildade. Sem dúvida que lhe é bem merecido, terem dado o seu nome a pontes, praças e ruas de Portugal, para que as gerações vindouras o possam lembrar como um homem de bem. É pena que a sua vida fosse tão curta. Por isso, fica nestas linhas a minha simples, mas sincera homenagem

Sem comentários: