ESCOLA SECUNDÁRIA COM 3º CICLO DE AMORA

domingo, 8 de julho de 2007

Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências: Complexidade e novas actividades profissionais

"(...) o artigo produzido por Cármen Cavaco procede, a partir de uma investigação empírica em curso, à análise do modo como a institucionalização das práticas de reconhecimento de saberes adquiridos por via experiencial se repercute na realidade portuguesa actual."
In http://sisifo.fpce.ul.pt/


Cármen Cavaco
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa
semblana@hotmail.com


Resumo:
O texto foi elaborado a partir de um conjunto de informação recolhida em três Centros de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (CRVCC). O trabalho realizado nos CRVCC consiste na avaliação de competências através da experiência de vida.
O processo de reconhecimento, validação e certificação de competências (RVCC) é complexo e difícil tanto para os adultos como para os profissionais envolvidos, o que resulta de um conjunto de factores. Neste texto, optou‑se por problematizar a complexidade inerente aos elementos que se consideram estruturantes do processo — as competências, a experiência de vida e a avaliação. As questões que orientam a problematização e reflexão ao longo do texto são as seguintes: Qual é a natureza dos elementos que estão associados ao reconhecimento e validação e que tornam este processo complexo? Que profissões emergem através do trabalho realizado nos CRVCC? As equipas dos CRVCC recorrem a um conjunto de estratégias (p.e. modelo metodológico híbrido, acompanhamento do adulto,triangulação da informação) para contornar a complexidade, as tensões e as dificuldades que marcam o processo de RVCC. A qualidade e equidade do processo dependem muitoda orientação e do profissionalismo das equipas que trabalham nos Centros.

Palavras‑Chave:
Reconhecimento, validação e certificação de competências; educação e formação de adultos;perfil dos profissionais de RVC, aprendizagem experiencial.

Cavaco, Cármen (2007). Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências: Complexidade e novas actividades profissionais. Sísifo. Revista de Ciências da Educação, 2, pp. 21‑34 Consultado em [Julho, 2007] em http://sisifo.fpce.ul.pt/

2 comentários:

JL disse...

Olá!
Sou Avaliador Externo e estiveram de visita ao meu Blog RVCC/NO.
Parabéns pela vossa iniciativa de abrirem este espaço. Estive cá de visita e deixo os meus parabéns. Vou colocar nos espaços a visitar o vosso link.
Bom trabalho para a equipa do CNO.
JL

. disse...

Muito obrigado em nome do centro.
Continuação também do excelente trabalho no seu blog, que é uma fonte de consulta e inspiração para todos.