ESCOLA SECUNDÁRIA COM 3º CICLO DE AMORA

terça-feira, 15 de maio de 2007

O Sistema Nacional de RVCC

O Sistema Nacional de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências permite reconhecer, validar e certificar os conhecimentos e as competências resultantes da experiência que o adulto adquiriu em diferentes contextos ao longo da sua vida. A certificação obtida através do sistema permite não só a sua valorização pessoal, social e profissional, mas também o prosseguimento de estudos/formação.

O Sistema desenvolve-se através de um processo que decorre num Centro Novas Oportunidades (Centro de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências), com o apoio de profissionais especializados. Este processo, que tem por base:
- o Referencial de Competências-Chave de Educação e Formação de Adultos (nível básico)
- o Referencial de Competências-Chave para a Educação e Formação de Adultos - Nível Secundário,
está organizado em duas fases:
- Reconhecimento;
- Validação.

O Sistema Nacional de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências confere uma certificação de nível básico (certificado do 1º, 2º ou 3º ciclo do ensino básico e diploma do ensino básico) ou de nível secundário (certificado e diploma do nível secundário de educação).
Sempre que o processo de validação não conduza à emissão de certificado ou diploma é emitido um certificado de validação de competências.

Fonte: ANQ

Sem comentários: