ESCOLA SECUNDÁRIA COM 3º CICLO DE AMORA

quinta-feira, 31 de maio de 2007

Novos Grupos em Processo de RVCC

Novos grupos deram início ao processo de rvcc.
Pondo em comum expectativas e dúvidas sobre o processo, começou de forma efectiva o conhecimento dos membros de cada grupo e a sua interacção relativamente à metodologia das histórias de vida e ao balanço de competências.

Com cada formador e respectivo profissional de rvcc é feita a abordagem de sensibilização ao referencial de cada área de competência.

terça-feira, 29 de maio de 2007

terça-feira, 15 de maio de 2007

O Sistema Nacional de RVCC

O Sistema Nacional de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências permite reconhecer, validar e certificar os conhecimentos e as competências resultantes da experiência que o adulto adquiriu em diferentes contextos ao longo da sua vida. A certificação obtida através do sistema permite não só a sua valorização pessoal, social e profissional, mas também o prosseguimento de estudos/formação.

O Sistema desenvolve-se através de um processo que decorre num Centro Novas Oportunidades (Centro de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências), com o apoio de profissionais especializados. Este processo, que tem por base:
- o Referencial de Competências-Chave de Educação e Formação de Adultos (nível básico)
- o Referencial de Competências-Chave para a Educação e Formação de Adultos - Nível Secundário,
está organizado em duas fases:
- Reconhecimento;
- Validação.

O Sistema Nacional de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências confere uma certificação de nível básico (certificado do 1º, 2º ou 3º ciclo do ensino básico e diploma do ensino básico) ou de nível secundário (certificado e diploma do nível secundário de educação).
Sempre que o processo de validação não conduza à emissão de certificado ou diploma é emitido um certificado de validação de competências.

Fonte: ANQ

quarta-feira, 9 de maio de 2007

As nossas leituras

Somos um grupo de Adultos em processo de RVCC, somos muito dinâmicos e alegres.

Numa das nossas Sessões de Grupo, tocámos impressões sobre as nossas leituras ao longo da vida e ficámos a saber que já tinhamos lido alguns livros de autores conhecidos, tais como:
"A Filha do Capitão" Autor: José Rodrigues dos Santos


"O Crime do Padre Amaro" Autor: Eça de Queirós

"Bichos" Autor: Miguel Torga

"O Homem que nunca foi Menino" Autor: Bernardino Ferreira

"Marley e Eu" Autor: John Grogan


"As palavras que nunca te direi" Autor: Nicholas Sparks


Paula Soares

terça-feira, 8 de maio de 2007

Construir um futuro positivo

Ainda a partir da referida acção de formação promovida pela Agência Nacional para a Qualificação, salientam-se aqui algumas das palavras chave apresentadas pelo Dr. José Bravo Nico, na sua comunicação inspirada e inspiradora, sobre o processo de RVCC:

O Futuro - A desocultação de competências e a exposição pública permitem ao adulto encarar uma nova representação de si próprio, delinear um novo projecto de si.
Construir um futuro positivo implica revisitar o passado e reenquadrar os aspectos positivos.

O Positivo - A prática de uma pedagogia da escuta é um exercício vital a par da ajuda ao reenquadramento dos sucessos.

A Metamorfose - A revelação pessoal, familiar, profissional e social constituem a transformação.

Formação em Abril

O centro esteve presente na acção de formação sobre o "Referencial de Competências-Chave para a Educação e Formação de Adultos - Nível Básico", promovida pela Agência Nacional para a Qualificação, nos dias 17 e 18 de Abril.

Esta acção constituiu um espaço de reflexão, aprendizagem e partilha sobre a Educação e Formação de Adultos no âmbito do Sistema de RVCC, pelo que foi considerada muito enriquecedora para todos os elementos que constituem a equipa do es@ +.

Na suas vertentes teórico-práticas englobou a função de encaminhamento dos CNO para outras ofertas formativas, a análise de um portefólio considerando o desenvolvimento do processo de RVCC, a apresentação das metodologias de RVC a partir dos 3 eixos do processo e o papel do avaliador externo na sessão de júri de validação.